Categorias
Personagens Bíblicos

Quem foi Acã? Significado. Ele foi salvo?

Quem foi Acã?

Acã foi um israelita, cuja história é contada no livro de Josué, cap.7. Ele é contemporâneo de Josué, e participou do momento em que Israel estava conquistando a Terra Prometida. Contudo, a história de Acã tem acontecimentos tristes, pois, nela vemos como é terrível desobedecer a Deus. Além disso, aprendemos como o pecado traz consequências severas na vida de quem o comete e também nas vidas de outras pessoas.

A história de Acã

Em Josué 6.1-2, lemos que o povo de Israel estava se preparando para a conquista de Jericó. Pois, Deus havia prometido que já havia lhes dado a vitória. Sendo assim, tudo que Israel precisava fazer era obedecer as instruções de Deus. Pois, não seria pela força de Israel que venceriam, mas pelo poder do Senhor!

Além das instruções sobre a conquista, havia também uma ordem. Os israelitas deveriam ficar longe das coisas consagradas. Ou seja, todo ouro, prata, os utensílios de bronze e de ferro deveriam ser entregues ao tesouro do Senhor, pois eram consagrados. As demais coisas de Jericó deveriam ser queimadas e destruídas, exceto Raabe, pois, ela tinha ajudado os espias de Israel anteriormente. (Js 6.17-19) Quem desobedecesse a ordem divina traria destruição e desgraça sobre o acampamento de Israel. (Js 6.18)

Leia também: Quem foi Raabe?

Infelizmente, como é de se esperar, Acã, por causa da cobiça, descumpre o mandamento de Deus e esconde algumas coisas que deveriam ter sido destruídas e outras que deveriam ter sido consagradas a Deus. (Js 7.1)

As consequências do pecado de Acã

A primeira consequência é que, por causa do pecado de Acã, a ira do Senhor se acendeu contra Israel. (Js 7.1) O povo todo pagaria pelo erro dele. Acã sabia disso, pois, o alerta de Deus havia sido dado no capítulo 6. Mesmo assim, ele não considerou que Deus conhece todas as coisas e que o pecado dele não passaria despercebido.

A segunda consequência acontece em decorrência da primeira. Em meio às lutas de conquista da Terra Prometida, Israel precisaria enfrentar o povo de Ai. (Js 7.3) Quando os israelitas viram que Ai era pequena e tinha poucos homens, disseram a Josué que enviasse apenas 3 mil homens para conquistá-la, pois, isso já era suficiente para uma vitória tranquila. Contudo, quando os 3 mil atacaram Ai, os inimigos foram mais fortes que eles e puseram o exército de Israel em fuga. Trinta e seis soldados de Israel morreram naquela batalha. (Js 7.3-5)

O Pecado de Acã causou a ira de Deus, a derrota na batalha contra Ai, a morte de 36 soldados e trouxe desânimo completo sobre o povo.

O Pecado contamina o coração

A grande vitória de Israel sobre Jericó havia sido histórica para o povo. Seu ânimo, confiança e esperança tinham sido alimentados e fortalecidos pela ação poderosa de Deus. Mais do que nunca, eles sentiam como se seu destino estivesse se cumprindo. No entanto, o pecado de Acã é como um balde de água fria no povo. Por causa dele, Israel experimenta a vergonha de uma derrota humilhante, vive o luto pelos soldados mortos, e fica em dúvida quanto ao cuidado de Deus sobre seu povo.

Isto, porque o pecado é sempre assim. Ele atrai a atenção, parece agradável, seduz e então, ao ser consumado, demonstra sua verdadeira face. Sua consequência é alta demais. O pecado não traz nada de bom, e suas consequências atingem todos os que nos cercam. Ele torna escravo quem o comete, fere aqueles que o cercam e nos afasta de Deus.

Toda alegria, paz e amor que temos no coração, são uma dádiva de Deus. Contudo, essa dádiva é afetada quando cometemos pecado. Pois, o pecado é como algo amargo lançado numa fonte de água doce.

Acã é descoberto

Após a vexatória derrota para Ai, os Israelitas se perguntam se Deus os havia abandonado. (Js 7.7) Enquanto Josué está prostrado em lamentos, Deus o manda se levantar e lhe diz que Israel está em pecado. Eles se apossaram, roubaram e esconderam coisas consagradas (Js 7.11-12). Enquanto permanecessem em pecado, eles sofreriam as consequências, seriam massacrados por seus inimigos. Portanto, era essencial que se limpassem logo do pecado. Eles deveriam se santificar (Js 7.13)

No dia seguinte, cada tribo de Israel apresentou diante de Josué. Ele examinou tribo por tribo, clã por clã, família por família, até que chegou em Acã. Então, disse-lhe “Conte-me o que você fez” (Js 7.19).  Neste momento, Acã confessou que havia pego uma bela capa da Babilônia, 2,4kg de prata e uma barra de ouro de 600g. A cobiça o atiçou e ele escondeu tudo embaixo de sua tenda. (Js 7.20-21)

Quando confrontado por Josué, Acã reconheceu seu pecado:

“É verdade que pequei contra o Senhor, contra o Deus de Israel […]”

Josué 7:20

Significado do nome Acã

Acã, é uma palavra hebraica: עָכָן
O nome vem de uma palavra que significa “problemático; perturbador”. [fonte] Strong’s Exhaustive Concordance [/fonte]

Nota do Editor
Quer aprender mais sobre Acã, Josué e as histórias da conquista da Terra Prometida? Os seguintes livros podem te ajudar:

R$ 36,74
R$ 56,90
in stock
9 new from R$ 36,74
as of fevereiro 20, 2020 11:34 am
Amazon.com.br
Free shipping
R$ 45,44
R$ 69,90
in stock
4 new from R$ 45,44
1 used from R$ 40,00
as of fevereiro 20, 2020 11:34 am
Amazon.com.br
Free shipping

Nome dos filhos de Acã

A Bíblia não relata o nome dos filhos de Acã. Em Josué 7.24, apenas lemos que Acã tinha filhos e filhas.

No entanto, na novela “A Terra Prometida” foram dados nomes fictícios aos filhos dele: Gibar e Melquias. Contudo, não há relatos bíblicos que comprovem serem esses os nomes verdadeiros. A novela apenas usa nomes fictícios para incrementar a trama narrativa.

Como Acã morreu?

Por causa de seu pecado, quando desobedeceu uma ordem clara de Deus (Js 7.21) e trouxe desgraça sobre o povo de Israel, Acã foi sentenciado à morte. (Js 7.25) Ele, sua família e tudo que tinham foram apedrejados e depois queimados. Sobre o lugar onde Acã estava foi erguido um grande monte de pedras, aquele local ficou conhecido como Vale de Acor.

A forma da execução da sentença demonstra quão grave foi o pecado de Acã. (Js 7.15) Além disso, sua morte serviu de exemplo para que nenhum israelita cometesse o mesmo erro. Os corpos foram queimados para demonstrar o juízo sobre pessoas que tão voluntariamente entram em pecado, desrespeitando escandalosamente a vontade de Deus.

O monte de pedras erguido sobre os restos de Acã serve de aviso público e visível para todos: “O pecado é julgado por Deus, ninguém deve cometer o mesmo erro de Acã. Não se esqueçam!”. É possível que as mesmas pedras usadas para apedreja-lo tenham sido utilizadas para fazer o monte sobre seus restos. Dessa forma, a linguagem do aviso ficaria bem explícita.

O nome ‘Vale de Acor’ significa ‘Vale do Problema’. Perceba que o nome de Acã e o nome do vale têm a mesma origem e raiz. O Vale do Problema é onde o ‘causador de problema’ foi sentenciado.

Acã foi salvo?

Acã não foi salvo de seu pecado deliberado contra a ordem de Deus. Ele foi sentenciado à morte e apedrejado. Quanto à salvação eterna que vem pela fé em Cristo, não podemos responder categoricamente. Apenas, poderíamos supor que não, visto que Acã não nós dá indícios de que houve arrependimento, tampouco, fé. Ele apenas confessou seu pecado quando foi pego.

Pregação sobre Acã

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *