Boaz: Quem foi? Significado e Estudo.

Boaz é um personagem bíblico do Antigo Testamento. Ele viveu no tempo dos juízes de Israel, pouco tempo após a conquista de Canaã. Ele era rico e influente.(Rt 2.1) Era também parente de uma mulher chamada Noemi (ou Naomi em outras traduções). Sua história é relatada no livro de Rute, que nos mostra que ele era honrado, bondoso e temente a Deus. (Rt 2.12)

Posteriormente, Boaz se casou com Rute. Sua história é um ponto chave especial da Bíblia, pois, entre os descendentes desse casal estão personagens bíblicos muito importantes. Tais como o Rei Davi e o Senhor Jesus.

Boaz – significado

O nome Boaz é um nome próprio que significa “rapidez”. Sua forma hebraica é בֹּעַז. 1 Brown-Driver-Briggs

Boaz é também o nome de um dos pilares do templo em frente ao templo. (1Rs 7.21) O nome do pilar não relação com o personagem.

Estudo sobre Boaz

Era época da colheita e a plantação de Boaz estava cheia de ceifeiros trabalhando. Ao chegar de Belém, Boaz viu alguém diferente colhendo em sua plantação. Era uma moça jovem. Então, ele chamou o capataz e lhe perguntou a quem pertencia aquela jovem. (Rt 2.4-5)

O capataz logo lhe conta que aquela era Rute, uma jovem de outra terra chamada Moabe. Ela veio para Belém acompanhando Noemi. Aquela moça havia pedido permissão para recolher espigas após os ceifeiros. Ela era esforçada, pois, estava trabalhando desde cedo, e só havia se sentado um pouco.(Rt 2.6-7)

Boaz e Rute – O Início

Boaz logo vai falar com Rute, sabendo que ela é ex-esposa do filho falecido de Noemi. Ele a aconselha a continuar colhendo em sua plantação e a recebe com gentileza, dizendo que ela pode ficar entre as suas servas. Além disso, ele diz aos homens que não devem mexer com ela e dá permissão a ela para beber água com seus servos. (Rt 2.8-9) A atitude de Boaz é tão gentil e bondosa que Rute caiu de joelhos agradecendo profundamente (Rt 2.10,13).

Boaz foi tão bondoso, pois, sabia que Rute havia sido fiel à Noemi quando sua família morreu. Ela deixou toda sua terra e seus pais para seguir Noemi. E agora, havia encontrado abrigo entre o povo de Deus. Boaz é bondoso, pois é temente a Deus e sabe que Israel deveria ser hospitaleiro com estrangeiros para mostrar a graça e o amor de Deus para com o próximo. Além disso, a história já nos dá indícios que Boaz gostou de Rute e estava interessado nela.

Rute conta a Noemi sobre Boaz

Após, passar o dia na colheita, Rute volta para sua casa. Noemi logo pergunta onde ela trabalhou naquele dia, então, ela conta toda a conversa que teve com Boaz. Noemi logo se lembra que Boaz é seu parente próximo. Ainda mais, ela fica feliz e agradece a Deus por sua bondade e lealdade. Pois, Boaz é um de seus resgatadores. (Rt 2.19-20)

Boaz é um resgatador

A palavra resgatador é muito importante nessa história. Em Rute 2.20, quando Noemi diz que Boaz é um de seus resgatadores, ela quer dizer que ele era um de seus parentes próximos que, por lei, tinha direito de redimir quaisquer terras que anteriormente tinham pertencido à ela. Ou seja, ele tinha direito prioritário de comprar as terras e propriedades que pertenceram a Noemi. Além disso, ele poderia também comprar terras que atualmente pertenciam a ela.

Noemi e Rute estavam em situação precária devido às circunstâncias. Contudo, elas não eram pobres. Elas tinham terras (Rt 4.3), mas não tinham como cultivá-las e usá-las para obter seu sustento naquele momento. 2 Pulpit Commentary

Portanto, Boaz é um resgatador. Ele surge como esperança para o renascimento da família de Noemi e Rute. Além de resgatar as propriedades, ele deveria também dar continuidade à descendência do esposo que havia falecido. Para que o nome da família não acabasse.

Postagens Relacionadas

Boaz e Rute – continuação

Preocupada com o futuro de Rute, Noemi a aconselha a ir até Boaz mais uma vez (Rt 3.1). Mas, há um plano especial nesse momento. Rute deve tomar banho, vestir suas melhores roupas, perfumar-se e ir até Boaz. Ele não deve vê-la antes da hora certa. Portanto, ela deve esperar o momento oportuno. Após ele jantar e ir dormir, Rute deve se aproximar, descobrir os pés dele e se deitar ali. Rute cumpriu tudo que Noemi disse.(Rt 3.1-7)

No meio da noite, Boaz acordou e levou um susto ao ver uma mulher deitada aos seus pés. Ele pergunta quem está ali e Rute se apresenta novamente, mas, com um pedido! Ela diz “Estenda a sua capa sobre a sua serva, pois o senhor é resgatador”. Rute 3:9

Símbolos e gestos culturais.

  • 1º descobrir os pés dele e deitar-se ali. Deitar-se aos pés de alguém é a posição comum para servos que dormem no mesmo cômodo que seu mestre. E se eles quiserem se cobrir, o costume os permitia usar parte da extremidade da coberta da cama de seu senhor. Portanto, não era indelicado ou incomum o que Rute estava fazendo. Era um gesto de submissão e humildade. 3 Jamieson-Fausset-Brown Bible Commentary
  • 2º o pedido para estender sua capa sobre ela. Esse gesto simbólico significava que o resgatador, no caso Boaz, reivindicava a viúva, Rute, como sua esposa. 4 Cambridge Bible for Schools and Colleges

Boaz muito se alegra com o pedido de Rute, e diz:

Boaz lhe respondeu: “O Senhor a abençoe, minha filha! Este seu gesto de bondade é ainda maior do que o primeiro, pois você poderia ter ido atrás dos mais jovens, ricos ou pobres!
Agora, minha filha, não tenha medo; farei por você tudo o que me pedir. Todos os meus concidadãos sabem que você é mulher virtuosa.

Rute 3:10,11

Todavia, há um último empecilho antes que eles possam se casar.

Boaz e o último empecilho

Embora Boaz quisesse se casar com Rute, pois, já a amava, havia um problema. Outro homem era parente mais próximo de Noemi e Rute, e por isso tinha prioridade caso quisesse resgatá-las. Então, Boaz, por ser muito honrado, decide falar com esse homem antes. Mas, Noemi já parecia saber que Boaz amava Rute, e por isso tinha convicção de que ele não descansaria até que resolvesse a questão.(Rt 3.18)

No dia seguinte, Boaz se encontra com esse outro parente. Ao explicar a situação para o outro homem, lhe fala primeiramente sobre as propriedades a serem resgatadas. O outro homem se anima e decide resgatar as terras de Noemi. (Rt 4.3-4)

Contudo, Boaz lhe fala que se resgatar as propriedades terá também que resgatar Rute como sua esposa e suscitar descendência em nome do falecido esposo. Quando ouve isso, o outro homem rejeita a ideia e decide abrir mão de seu direito de resgatador, dando a Boaz liberdade para assumir esse posto. (Rt 4.5-6)

Então, ao selarem o acordo Boaz teve permissão para resgatar Noemi e Rute e casar-se com esta.

Boaz casou-se com Rute, e ela se tornou sua mulher. Boaz a possuiu, e o Senhor concedeu que ela engravidasse e desse à luz um filho.

Rute 4:13

Genealogia de Boaz

A genealogia de Boaz está registrada em Rute 4.18-22:

Perez gerou Hezrom;
Hezrom gerou Rão; Rão gerou Aminadabe;
Aminadabe gerou Naassom; Naassom gerou Salmom;
Salmom gerou Boaz; Boaz gerou Obede;
Obede gerou Jessé; e Jessé gerou Davi.

Boaz e Rute tiveram um filho chamado Obede, que significa ‘adorador’. Obede foi pai de Jessé, que foi pai de Davi. Sendo assim, Boaz e Rute são bisavós do Rei Davi.

 

Fontes   [ + ]

1.  Brown-Driver-Briggs
2.  Pulpit Commentary
3.  Jamieson-Fausset-Brown Bible Commentary
4.  Cambridge Bible for Schools and Colleges

Leave A Reply

Your email address will not be published.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More