Categorias
Conhecer a Bíblia

O que é a Bíblia?

Cremos que a Bíblia é a Palavra de Deus. Ela foi escrita por seres humanos, contudo, essas pessoas foram inspiradas e conduzidas pelo próprio Deus. Embora Deus tenha usado autores humanos para escrever os livros da Bíblia, o próprio Deus é a fonte de origem dessas palavras.

Portanto, a Bíblia é a Palavra que o Senhor revelou à humanidade. Através dela ouvimos Deus falando e nos ensinando. Ela não é um livro qualquer, pois, ela nos foi dada com um propósito.(2Tm 3.16)

Por que Deus nos deu a Bíblia?

O propósito da Bíblia é (1) nos ensinar a respeito do próprio Deus. Através dela conhecemos o Criador. Seu tema principal, do início ao fim, é o próprio Deus.

Gênesis começa com um Deus que existia sozinho e depois criou todas as coisas. Apocalipse termina com esse mesmo Deus reinando eternamente sobre todas as coisas que criou. Todos os livros bíblicos revelam o caráter e os atributos de Deus, narrando suas ações soberanas ao longo da história. [fonte] Chan, Francis. Multiplique (Locais do Kindle 1078-1080). Editora Mundo Cristão. Edição do Kindle. [/fonte]

Outro propósito da Bíblia (2) é nos ensinar a respeito de nós mesmos e do mundo em que vivemos. Pois, a narrativa bíblica nos mostra de onde viemos, porque o mundo é como é, e para onde a nossa história se encaminha.

A Bíblia nos oferece respostas a todas as perguntas mais importantes da vida. As verdades bíblicas não se restringem ao campo religioso. Pois, o Deus que escreveu a Bíblia é o mesmo que projetou o mundo. Logo, através da cosmovisão bíblica podemos dialogar com a filosofia, as ciências naturais, sociologia e etc.

Tudo isso significa que, quando estudamos a Bíblia, devemos buscar a compreensão de nosso Deus, de nosso mundo e de nós mesmos. [fonte]Chan, Francis. Multiplique (Locais do Kindle 1096-1097). Editora Mundo Cristão. Edição do Kindle.[/fonte]

Deus nos deu a Bíblia (3) para nos capacitar a viver uma vida piedosa. (2Pe 1.3) Paulo diz em  2Tm 3.16 que a Bíblia é útil para o ensino, a repreensão, a correção e para a instrução na justiça. Afim de que toda pessoa seja apta e plenamente preparada para toda boa obra. (2Tm 3.17) Portanto, através do estudo e prática do que a Bíblia ensina somos moldados a uma vida que agrada a Deus.

Por onde começar?

Agora, vejamos alguns aspectos práticos do estudo bíblico. Por conter diversos livros e estilos literários diferentes, a Bíblia pode parecer difícil para quem está começando. Por isso, é bom ter ajuda para não desanimar nessa jornada.

Por qual livro devo começar a estudar a bíblia?

Para ter um início facilitado e que flua melhor, você pode começar lendo a Bíblia pelos evangelhos. Isto é, leia Marcos, Mateus, Lucas e João. Pois, os evangelhos contam diretamente a respeito da vida de Jesus e tem muitas narrativas e ensinamentos em forma de discurso. As narrativas são agradáveis e facilitam a leitura para quem está começando.

Após ler algum dos evangelhos, leia algumas das cartas do Novo Testamento. Como por exemplo a carta de Tiago, que traz diversos ensinamentos práticos e fala de uma forma clara. Leia também as cartas Pedro.

Há algumas pessoas que tentam iniciar sua leitura em Gênesis para ler a Bíblia de ponta a ponta. Contudo, normalmente desanimam logo nos primeiros livros. Porque ficam entediadas ou não entendem o que leem.

Embora a leitura do Antigo Testamento seja muito importante, ela pode ser desanimadora para alguém que não tem o hábito de leitura. Por essa razão, se você está começando, indicamos que leia primeiro o Novo Testamento.

Além disso, é necessário desenvolver o hábito de ler e estudar a Bíblia rotineiramente. Porque, mesmo que pareça cansativo no começo, é preciso se esforçar para alcançar o melhor resultado.

Como desenvolver o hábito de ler e estudar?

Não tem segredo ou fórmula mágica! Você terá que se esforçar e ter disciplina.

  • Separe um tempo do seu dia e um horário específico. Tente separar pelo menos uma hora.
  • Evite e anule as distrações. Desligue o celular, saia do computador, fique longe da televisão! Dedique toda sua atenção à leitura.
  • Escolha a tradução da Bíblia adequada para você! Hoje, existem diversas traduções da Bíblia disponíveis, mas algumas são antigas e tem um vocabulário mais complicado. Portanto, leia uma tradução que você entenda melhor. (Para dicas de tradução bíblica, leia o tópico abaixo)
  • Tenha um caderno de anotações, como um diário de estudo. Ali você pode anotar o que leu e suas percepções sobre o texto. Escreva suas dúvidas também e procure um pastor que possa lhe auxiliar.
  • Esforce-se para manter a rotina de leitura constante. Se possível, diariamente.
  • Não leia só pequenos trechos aleatórios da Bíblia. Procura ler o capítulo todo e terminar o livro bíblico. Ao final do livro, escreva o que você aprendeu.
  • Releia o livro da Bíblia. Você certamente terá novas percepções. Compare com as anotações que fez anteriormente e veja o que surgiu de novo.
  • Preste atenção no contexto das passagens bíblicas. O contexto muitas vezes auxilia a responder dúvidas que encontramos no caminho.
  • Não é fácil, mas é possível desenvolver o hábito. Compartilhe suas experiências sobre seu estudo com alguém que também esteja estudando a Bíblia. Você pode incentivar a pessoa e ela também te incentivar.
  • O mais importante: Lembre-se de orar, pedindo ao Espírito Santo para que lhe auxilie e instrua durante o estudo. É ele que ilumina nossa mente para entendermos a Palavra de Deus.

Coloque em prática essas dicas. Desenvolva seu próprio hábito e momento de leitura. Será muito edificante para você. Para ajudar no estudo bíblico existem diversas ferramentas que, se usadas da forma correta, serão muito enriquecedoras. Veja a seguir algumas delas.

Ferramentas de apoio para estudar a Bíblia

Se você já está desenvolvendo seu hábito de estudo da Bíblia e quer se aprofundar ainda mais, nós temos algumas dicas de material de apoio. Contudo, você não precisa ter todo o material para começar! Veja o que se aplica mais ao seu estudo e objetivo e invista aos poucos.

Sendo assim, pense se você estuda para seu crescimento pessoal, para ensinar alguém, ou para dar aula e pregar. Porém, se você está começando, é melhor focar em seu desenvolvimento pessoal, antes de ensinar outros.

Vejamos as ferramentas:

  1. Bíblias de Estudo. É a primeira ferramenta que pode te auxiliar. Mas, por quê? Pois, essas Bíblias trazem informações adicionais, tais como: introdução aos livros da Bíblia, suas características, quem escreveu e um esboço do conteúdo do livro. Além disso, algumas trazem quadros que explicam temas bíblicos e orientam o estudo. Também contam com comentários no rodapé que auxiliam na leitura.
  2. Livros: se você está começando a estudar, logo perceberá que os livros serão seus melhores amigos. Abaixo colocaremos algumas sugestões de livros que certamente enriquecerão seu estudo.
  3. Devocionários. São recursos que contém meditações diárias em textos bíblicos. Geralmente são leituras mais curtas com um ensinamento central. Você encontra em livros ou sites. Dicas de site com devocionais:  www.mudeobrasilpelabiblia.org.br e lecionario.com
  4. Comentários bíblicos. São livros que comentam os textos bíblicos, trazendo o contexto histórico, contexto cultural, questões das línguas originais e etc. Normalmente, esmiúçam versículo por versículo.
  5. Sites. Vários sites podem te auxiliar no estudo da Bíblia. Alguns trazem recursos específicos para isso. Nós indicamos dois aqui, mas, ambos estão em inglês: biblehub.com e netbible.org (embora em inglês, são gratuitos).

Livros para quem está começando a ler a Bíblia

Listamos abaixo alguns livros que podem te ajudar MUITO no estudo da Bíblia. São todos de autores renomados e confiáveis. Além disso, sua forma de escrever é envolvente e agradável, facilitando o estudo.

Colocamos os nomes dos livros em itálico e logo em seguida o nome do autor, com uma breve descrição da obra.

  • Como ler a Bíblia Livro por Livro – Gordon Fee e Douglas Stuart. É um guia de estudo panorâmico da Bíblia. Ele nos ensina sobre cada livro bíblico, suas características, história e elementos-chave.
  • Entendes o que lês? – Gordon Fee e Douglas Stuart. Um livro que auxilia a entender como os diferentes gêneros literários da Bíblia são escritos e como passam sua mensagem. Você aprenderá sobre parábolas, narrativas, cartas, epístolas, salmos e etc.
  • Multiplique: Discípulos que fazem discípulos – Francis Chan. Essa obra é muito boa para quem quer começar a entender aspectos teológicos mais profundos da Bíblia. Aqui você aprenderá como entender o Antigo e o Novo Testamento. Além disso, aprenderá sobre aliança, queda, redenção, a vida na igreja e etc. Tudo isso com uma linguagem simples e envolvedora.
  • Para entender a Bíblia e a série Lendo a Bíblia com John Stott – John Stott. Aqui temos uma obra introdutória sobre a Bíblia e uma série. Seu autor é um dos mais renomados na área de estudo bíblico. A série Lendo a Bíblia com John Stott traz diversos comentários bíblicos, que o guiarão através da leitura e estudo, com aplicações práticas para sua vida.
  • Série A Palavra de Deus Para Você – autor Timothy Keller e outros. Uma série fantástica! Ela aborda um livro bíblico por obra. Serve para uso pessoal e para uso em grupos de estudo bíblico. Traz profundidade no estudo da Palavra, com contexto história-cultural e aplicações para hoje. Além disso, cada capítulo tem perguntas para reflexão pessoal.

Listamos alguns livros e séries que certamente vão te auxiliar. Porém, é impossível que listemos todos! Sendo assim, comece por esses aqui, posteriormente vá pesquisando mais sobre cada autor mencionado. Leia diferentes autores e veja com qual você se adapta melhor. Desse modo, você começará a ter sua própria opinião sobre os livros e autores, e moldará melhor sua prática de estudo ao seu estilo.

Qual tradução bíblica ler?

É uma escolha pessoal. Porém, algumas traduções são mais complicadas para quem está começando. Por isso indicamos a NVI (Nova Versão Internacional) ou NVT (Nova Versão Transformadora). Pois, são traduções fiéis, com linguagem contemporânea e acessível.

As traduções mais tradicionais são a ARA (Almeida Revista e Atualizada) ou a ARC (Almeida Revista e Corrigida). Contudo, elas tem um vocabulário mais rebuscado e complicado em alguns momentos. Para corrigir isso, recentemente foi lançada a NAA (Nova Almeida Atualizada).

Para estudo, não indicamos a NTLH, pois se trata de uma paráfrase e não tradução bíblica.

Se tem dúvidas sobre a tradução da Bíblia que vai usar, vá a uma livraria e leia algumas traduções diferentes. Ou use um aplicativo da Bíblia que tenha várias traduções, como o aplicativo Bíblia Sagrada (ou Holy Bible) da Life.Church. (O aplicativo é gratuito)

Como ler a bíblia em um ano?

Normalmente para ler a Bíblia em um ano são usados planos de leitura bíblica. Você pode encontrá-los no google ou em aplicativos bíblicos. Esses planos dividem a Bíblia em porções diárias.

Normalmente intercalam leituras do Antigo e do Novo Testamento. Para ler a Bíblia toda é só seguir o plano.

Um ótimo aplicativo gratuito que auxilia nisso é o Bíblia Sagrada (ou Holy Bible) da Life.church. Ele conta com mais de 2 milhões de usuários no Brasil. Além de conter planos de leitura, também traz diversas traduções da Bíblia. (O aplicativo é gratuito e está disponível para Android e iOS)

Como ler a bíblia em ordem cronológica

Há algumas edições da Bíblia em ordem cronológica à venda. Como por exemplo a Bíblia em Ordem Cronológica, da editora Vida. Além disso, há sites que trazem o plano de leitura na ordem cronológica.

Contudo, lembre-se que essas ordens cronológicas são propostas dos editores. E muitas vezes, determinar a ordem dos acontecimentos é difícil e pode ser algo impreciso.

A reorganização da Bíblia em um ordem cronológica rompe as conexões de contexto das passagens bíblicas. Dessa forma, ela pode ferir nuances do texto bíblico, além de alterar a forma como a mensagem deveria ser recebida pelo povo. Sendo assim, a leitura em ordem cronológica é interessante para quem tem curiosidade, mas não é aconselhável para um estudo aprofundado da Bíblia.

Indicamos estes livros

Você quer melhorar seu estudo bíblico? Indicamos estes dois livros para te ajudar!

R$ 43,49
R$ 71,90
in stock
16 new from R$ 43,49
1 used from R$ 45,00
as of fevereiro 6, 2020 9:22 pm
Amazon.com.br
Free shipping
R$ 75,90
out of stock
as of fevereiro 6, 2020 9:22 pm
Amazon.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *