O que acontece depois da morte? Para onde vamos?

Dentre as grandes questões da humanidade, destaca-se o anseio por entender a morte e o que acontecerá depois dela. As religiões têm diversas respostas diferentes para esse tema. No entanto, aqui falaremos a respeito da sabedoria bíblica e do que ela nos explica sobre o assunto.

O que acontece depois da morte de acordo com a Bíblia?

É necessário dizer que nem todos passarão pelo mesmo caminho após a morte. A Bíblia revela que há diferenças para aquele que crê em Jesus e aquele que não crê. Portanto, explicaremos o que acontece depois da morte do cristão e depois do não cristão.

O que acontece depois da morte do Cristão?

  1. O cristão estará com Jesus! Paulo afirma isso em 2Co 5.8 2Co 5.8 “Temos, pois, confiança e preferimos estar ausentes do corpo e habitar com o Senhor”. Estar ausente do corpo significa estar morto. Aqueles que creem em Jesus, ao deixar essa vida, estarão com Jesus em espírito. Sendo assim, quando os cristãos morrem, suas almas vão imediatamente para a presença de Deus; embora seus corpos permaneçam no solo.
  2. Estarão em alegria e paz. Paulo escreve algo semelhantes em Fp 1.23, Fp 1.23, “[…] desejo partir e estar com Cristo, o que é muito melhor”.
  3. Estarão aguardando a ressurreição. Somente quando Cristo retornar que o cristão experimentará plena perfeição tanto para o corpo como para a alma, pois nesse tempo seu corpo será ressuscitado e tornado perfeito também. Filipenses 3.21 Filipenses 3.21 diz “Pelo poder que o capacita a colocar todas as coisas debaixo do seu domínio, ele transformará os nossos corpos humilhados, para serem semelhantes ao seu corpo glorioso.”. Essa é a grande esperança do Cristão! E assim, até que Cristo volte, esperamos “a redenção do nosso corpo, pois nessa esperança fomos salvos” (Romanos 23-24). Esse será o dia, diz Paulo, em que seremos “glorificados com Cristo” (Romanos 8:17Romanos 8:17).
  4. Receberão corpos glorificados. Assim, todos os crentes em Cristo terão renovados corpos ressurretos, identicamente ao que o seu Salvador recebeu (1Coríntios 15:20,23,491Coríntios 15:20,23,49; Filemon 3:21Filemon 3:21). Esse processo é chamado de “glorificação”, porquanto nossos corpos recebem um novo tipo celestial de glória. 1 GRUDEM, Wayne. Bases da fé cristã: 20 fundamentos que todo cristão precisa entender. Thomas Nelson Brasil. Edição do Kindle.

É correto sentir tristeza pela morte de um cristão?

Embora saibamos que as almas dos cristãos são eternamente felizes na presença de Deus, ainda é correto sentir tristeza pela morte de um amigo ou parente cristão. Quando o apóstolo Estêvão foi apedrejado, “alguns homens piedosos […] fizeram por ele grande lamentação” (Atos 8:2Atos 8:2). Jesus chorou sobre o túmulo de seu amigo Lázaro (João 11:35João 11:35), tanto por causa da tristeza pela morte do amigo como por causa de todos os que experimentariam a dor da morte até o seu retorno.

Mas a tristeza sentida pela morte de um cristão não é desesperançada, porque sabemos que ele partiu para estar com o Senhor. Paulo diz em 1Tessalonicenses 4:131Tessalonicenses 4:13 que não nos devemos entristecer “como os outros que não têm esperança”. 2 GRUDEM, Wayne. Bases da fé cristã: 20 fundamentos que todo cristão precisa entender. Thomas Nelson Brasil. Edição do Kindle.

O que acontece depois da morte – Igreja Católica?

“A Igreja crê que as pessoas, depois de sua morte, fazem a experiência do chamado juízo particular. Se elas estiveram, em sua vida terrena, comprometidas com Deus, com os valores do Reino de Deus, da justiça, do amor, da solidariedade para com o próximo e tudo mais, é claro que estas pessoas viveram uma vida de seguimento de nosso Senhor Jesus Cristo e vão seguir o Senhor também em sua vitória na Ressurreição. Essas pessoas em seu juízo particular, vão para a glória de Deus, para o Céu, para a Vida Eterna.” 3 Padre Wagner Ferreira. Padre explica o que acontece à pessoa após a morte. Disponível em: LINK.

Na frase do Padre Wagner Ferreira não há qualquer menção da importância e primazia da graça salvadora e da fé, pois, a ênfase católica é nos méritos. Aqueles que com suas boas obras fazem por merecer a salvação possibilitada por Cristo estarão com ele. Ele fala também em um juízo particular, do qual não vemos relatos nas Escrituras. Hb 9.27Hb 9.27; fala a respeito do juízo pós-morte e vemos na Bíblia apenas um juízo, o juízo final, relatado em Apocalipse.

“A Igreja acredita que a pessoa passa, depois de sua morte, por uma experiência de purificação final, antes de participar eternamente da glória de Deus. É o que a Igreja chama de purgatório, ou seja, uma purificação final para que a pessoa possa participar eternamente da glória de Deus”. 4 Padre Wagner Ferreira. Padre explica o que acontece à pessoa após a morte. Disponível em: LINK.

A Igreja Católica acredita que os cristãos que morrem vão para o purgatório e que nossas orações podem ajudá-los a sair de lá mais cedo. Entretanto, não há uma só referência bíblica canônica a respeito do purgatório ou desse aperfeiçoamento cristão pós-vida. Na visão bíblica teológica reformada, na morte a alma de um cristão imediatamente se torna perfeita e adentra à presença de Deus. Aguardando com ele a consumação dos tempos e o retorno glorioso de Cristo.

O que acontece quando não cristãos morrem?

Quando as pessoas que rejeitaram Jesus Cristo morrem, suas almas vão mediatamente para o castigo eterno, onde há dor e sofrimento. Mas seus corpos permanecem no túmulo até o retorno de Cristo, quando eles se juntarão a suas almas para o juízo final (Mateus 25:31-46Mateus 25:31-46; João 5:28-29João 5:28-29; Atos 24:15Atos 24:15; Apocalipse 20:12Apocalipse 20:12).

A Escritura nos ensina que não há possibilidade de alguém aceitar Jesus após a morte. De fato, Jesus ensina na parábola do rico e Lázaro (Lc 16:24-26Lc 16:24-26) e em suas declarações gerais sobre morte e juízo que não há segunda chance após a morte. Veja Hebreus 9:27Hebreus 9:27 “Da mesma forma, como o homem está destinado a morrer uma só vez e depois disso enfrentar o juízo”. 5 GRUDEM, Wayne. Bases da fé cristã: 20 fundamentos que todo cristão precisa entender. Thomas Nelson Brasil. Edição do Kindle. Após o juízo, seus corpos e seus espíritos serão lançados no inferno. Onde experimentarão a segunda morte. (Apocalipse 20.14,15Apocalipse 20.14,15)

 

Principal Fonte Bibliográfica deste post: GRUDEM, Wayne. Bases da fé cristã: 20 fundamentos que todo cristão precisa entender. Thomas Nelson Brasil. Edição do Kindle.

Leave A Reply

Your email address will not be published.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More