Filhos de Noé – Conheça todos!

A história da Arca de Noé é uma das mais conhecidas da Bíblia. Ela conta como Deus poupou Noé e sua família do dilúvio. Esse registro está em Gênesis e também nos conta quem eram os filhos de Noé que foram salvos com ele. Noé teve três filhos chamados Sem, Cam e Jafé. Eles e suas esposas estavam dentro da arca durante o dilúvio. Após o dilúvio, foram responsáveis por repovoar a terra. A Bíblia não relata o nome da esposa de Noé e de suas noras.

Genealogia de Noé

Em Gênesis 5, está registrada a genealogia de Adão até Noé. O nome de seu pai era Lameque:

“Aos 182 anos, Lameque gerou um filho. Deu-lhe o nome de Noé e disse: “Ele nos aliviará do nosso trabalho e do sofrimento de nossas mãos, causados pela terra que o SENHOR amaldiçoou”. Depois que Noé nasceu, Lameque viveu 595 anos e gerou outros filhos e filhas. Viveu ao todo 777 anos e morreu. Aos 500 anos, Noé tinha gerado Sem, Cam e Jafé.” Gênesis 5:28-32

Noé era da linhagem de Sete, filho de Adão. Entre seus antepassados, nomes muito importantes se destacam, como Enoque e Matusalém. Sua genealogia, no entanto, é diferente das outras. Comumente, a genealogia cita apenas o filho mais velho e qual era a idade do pai quando o filho nasceu. No caso de Noé, a Bíblia cita seus três filhos, demonstrando a importância que terão na história posterior, quando serão abençoados por Deus e repovoarão a terra.

Descendência de Noé

Em Gênesis 10 está o registro dos descendentes de Noé:

  • Jafé, seus filhos foram: Gômer, Magogue, Madai, Javã, Tubal, Meseque e Tirás. Deles procedem os povos marítimos, os quais se separaram em seu território, conforme a sua língua, cada um segundo os clãs de suas nações. (Gn 10.5)
  • Cam, seus filhos foram: Cuxe, Mizraim, Fute e Canaã. Cuxe gerou também Ninrode, o primeiro homem poderoso na terra. Ele foi o mais valente dos caçadores. Seu reinado era extenso e depois partiu para a Assíria, onde fundou Nínive. De Mizraim vieram diversos povos, inclusive os filisteus. (Gn 10. 8-14). De Canaã vem o nome da terra de Canaã, onde seus descentes habitavam até que os israelitas vieram tomar posse da terra.
  • Sem, o filho mais velho de Noé, gerou: Elão, Assur, Arfaxade, Lude e Arã. Dois anos depois do Dilúvio, aos 100 anos de idade, Sem gerou Arfaxade (Gn 11.10). É da linhagem de Arfaxade que depois de algumas gerações vem Naor. De Naor, nasceu Terá. De Terá, nasceu Abrão. Abrão que posteriormente foi chamado Abraão, que foi escolhido por Deus para ser Pai de multidões, Pai da nação de Israel. De Sem, vem o povo Semita.

Origem dos povos

Os descendentes de Sem, Cam e Jafé deram origem a vários povos. Os que vieram de Jafé deslocaram-se para o norte, na direção do que hoje é Europa e Ásia. Os descendentes de Cam se caminharam para o sul, onde hoje é Palestina e a África. Os filhos de Sem se estabeleceram na região do Oriente Médio. Assim, a Bíblia conta de onde vêm os povos que estão ao redor de Israel. Todos têm origem em Sem, Cam e Jafé. Portanto, são descendentes de Noé. E Noé é descendente de Adão.

Conclusão

A Bíblia nos mostra que todos os povos têm uma mesma origem. Todos estão ligados a Adão, embora haja diferentes povos, com diferentes culturas. Portanto, fica claro que as diferenças entre seres humanos foram criadas por Deus, como sinal de sua criatividade e riqueza da sua multiforme sabedoria e beleza. As diferenças não devem ser motivadores de preconceitos, rivalidades e etc. Todos os povos foram criados por Deus e tem o mesmo valor diante dele

 

 

Leave A Reply

Your email address will not be published.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. AcceptRead More