Fumar é pecado? Conheça os versículos!

A Bíblia não diz especificamente que fumar é pecado. Entretanto, o hábito de fumar não é aconselhado pela sabedoria bíblica. Visto que fumar pode trazer graves riscos e consequências para sua saúde e bem-estar. Pode-se deduzir, então, que isso é algo que desagrada a Deus.

O problema do vício

Paulo aconselha os cristãos de Corinto a refletirem sobre as coisas que tem feito:

“Tudo me é permitido”, mas nem tudo convém. “Tudo me é permitido”, mas eu não deixarei que nada domine. 1 Coríntios 6:121 Coríntios 6:12

É possível que alguns dos irmãos de Corinto estivessem usando a liberdade em Cristo como desculpa para a libertinagem. Paulo cita algumas das coisas que eles faziam, como por exemplo: eram alcoólatras, trapaceiros, amavam o dinheiro (1 Co 6.101 Co 6.10). Então, Paulo os ensina que agora que foram salvos por Cristo, eles devem deixar os hábitos que os dominavam antes. Dentre esses hábitos, vemos os vícios, que dominam e escravizam. Embora a Bíblia não fale explicitamente do fumo, fica claro que coisas que nos dominam e fazem de escravos não são boas para nossas vidas.

Sendo assim, o fumo não é considerado bom, mas algo destrutivo. É um vício que domina e escraviza. Vai aos poucos roubando a qualidade de vida, tornando a pessoa cada vez mais dependente, até a morte.

Fumar desagrada a Deus?

Sim, fumar desagrada a Deus porque fere os desejos dele para o ser humano. Deus criou a humanidade para viver de forma bela, abençoada e feliz. O fumo é o inverso de tudo isso. Ele denigre o ser humano, traz males e por fim, tristeza e morte. Deus deseja que o ser humano viva livre de vícios e desfrute da vida e cuide de seu corpo.

“Acaso não sabem que o corpo de vocês é santuário do Espírito Santo que habita em vocês, que lhes foi dado por Deus, e que vocês não são de si mesmos? Vocês foram comprados por alto preço. Portanto, glorifiquem a Deus com o corpo de vocês.” 1 Coríntios 6:19,201 Coríntios 6:19,20

Aqueles que foram remidos pelo sangue de Jesus são habitação de Deus. Isso significa que o Espírito Santo está em nós. Nós pertencemos a Ele. E veja como ele nos considera preciosos, pois pagou preço altíssimo para nos resgatar. Portanto, devemos cuidar de nosso corpo, como habitação do Espírito Santo e em todas as nossas atitudes, devemos glorificar a Deus, como um gesto de gratidão. Fumar é oposto a todos esses princípios bíblicos! Fica claro que fumar desagrada muito a Deus.

Assim, quer vocês comam, bebam ou façam qualquer outra coisa, façam tudo para a glória de Deus.
1 Coríntios 10:311 Coríntios 10:31

Fumar desagrada a Deus, não porque ele queira privar você de algo prazeroso. Mas, porque ele se preocupa com você e não se agrada de vê-lo sendo destruído por esse vício.

Como vencer o vício?

Não basta apenas dizer que o fumo é ruim. É necessário mostrar que a Bíblia nos ajuda a vencer o vício que nos domina. Ela nos aconselha a buscar a pureza e santidade no temor de Deus:

Amados, visto que temos essas promessas, purifiquemo-nos de tudo o que contamina o corpo e o espírito, aperfeiçoando a santidade no temor de Deus. 2 Coríntios 7:12 Coríntios 7:1

Ou seja, para vencer o vício devemos buscar a Deus. E ele nos auxilia nessa busca:

“[…] ponham em ação a salvação de vocês com temor e tremor, pois é Deus quem efetua em vocês tanto o querer quanto o realizar, de acordo com a boa vontade dele.

Façam tudo sem queixas nem discussões, para que venham a tornar-se puros e irrepreensíveis, filhos de Deus inculpáveis no meio de uma geração corrompida e depravada, na qual vocês brilham como estrelas no universo, retendo firmemente a palavra da vida. Filipenses 2:12-16Filipenses 2:12-16

“Deus quem efetua em vocês tanto o querer quanto o realizar”, nosso Pai Celeste é poderoso para nos conduzir a novos desejos e ajudar-nos a vencer nossas lutas. Somos filhos de Deus em meio a uma geração corrompida. É nosso dever brilhar como estrelas que proclamam a Glória de Deus, o Deus que é capaz de transformar vidas e libertá-las do vício. Apoie-se nele, o busque dia a dia, ele estará com você, dando força, perseverança e consolo. Ore, leia a Bíblia, busque ajuda de pessoas tementes a Deus. Não se renda ao vício, ele não pode mais dominá-lo, a graça de Deus o ajudará.

O fumo não te impede de ser filho de Deus, pois é pela graça que somos salvos. Mas, essa graça salvadora também é transformadora e quer libertá-lo de toda a escravidão que os vícios causam. Não é por seu mérito, é pela graça. Mas você também tem a responsabilidade de lutar.

Fruto do Espírito

O desejo de Deus é que aqueles que estão presos no vício possam experimentar a liberdade que há no Espírito Santo. Ao invés da decadência trazida pelo fumo, você possa experimentar o Fruto do Espírito:

Mas o fruto do Espírito é amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade,
mansidão e domínio próprio. Contra essas coisas não há lei. Gálatas 5:22,23Gálatas 5:22,23

Concluindo, o fumo traz diversas desgraças para a vida do ser humano. Mas, Deus oferece a libertação do vício, através de sua graça. E, ao invés de buscar satisfação nos desejos de antigamente, agora você pode encontrar tudo que precisa no Espírito Santo.

Leave A Reply

Your email address will not be published.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More