Jeová Nissi – Significado

Ao longo do Antigo Testamento, lemos a história da aliança entre Deus e Israel. Fica evidente que o povo de Israel foi conhecendo o Senhor progressivamente. Ou seja, aos poucos eles descobriam mais a respeito de Deus, seu caráter, poder e maravilhas.

Alguns eventos na história foram marcantes para o povo, e características de Deus se manifestaram de maneira especial. Em alguns desses eventos, o povo dava um novo nome ao Senhor para se lembrar quem ele é e o que havia feito por eles. Os nomes tinham uma aplicação didática. Era uma forma de ensinar o povo a respeito do seu Deus.

Alguns nomes conhecidos e muito usados para Deus são: SENHOR dos Exércitos (Sl 46.7), Jeová Rafa (Ex 15.26), Deus Altíssimo (Sl 57.2), entre outros títulos. No Novo Testamento vemos isso com menos frequência, mas um exemplo é Emanuel (Profecia em Is 7.14; concretiza-se em Mt 1.23).

Nesse artigo trataremos especialmente do nome Jeová Nissi.

Jeová Nissi – Contexto de Êxodo 17

É importante conhecer o contexto no qual surge o nome, pois, o contexto nos ensina o significado do nome e também sua aplicação para as nossas vidas. Em Êxodo 17.15, o nome Jeová Nissi é usado pela primeira vez.

O povo de Israel foi atacado pelos amalequitas (Ex 17.8), assim entraram em guerra. Enquanto os guerreiros de Israel foram para o campo de batalha, Moisés foi para o alto da colina, com a vara de Deus em sua mão (Ex 17.9-10). Moisés, Arão e Hur subiram a colina. Enquanto Moisés mantinha suas mãos levantadas, os guerreiros de Israel prevaleciam. Porém, quando ele abaixava as mãos, os inimigos avançavam (EX 17.11).

Com o passar do tempo, Moisés já estava cansado. Então, Arão e Hur lhe deram uma pedra para sentar e seguravam as suas mãos erguidas. Assim, com ajuda, Moisés conseguiu manter as mãos firmes até o pôr-do-sol. Dessa forma, o exército de Israel venceu a batalha.

Ao fim da batalha, Deus diz a Moisés que escreva em um rolo o que havia acontecido. Isso serviria de memorial. Nessa ocasião, Moisés constrói um altar e o chama de Jeová Nissi, que quer dizer “O SENHOR é minha bandeira”.

Jeová Nissi – Significado das palavras

O nome é composto por duas palavras. יְהוָ֥ה נִסִּֽי – Jeová Nissi.

  • A primeira palavra é o nome pessoal de Deus יְהוָֹה – Yahweh.

Esse nome é significa: aquele que dá vida, criador. Mas, em seu sentido mais puro significa “Aquele que é”. Também entendido como o absoluto e imutável e aquele que vive para sempre.

O próprio Deus se apresenta assim, quando Moisés lhe pergunta seu nome (Ex 3.12-15). As versões bíblicas em português traduzem o nome como “Eu Sou” ou “Eu Sou O Que Sou”. 1 Brown-Driver-Briggs. Verbete: יהוה

  • A segunda palavra é Nissi.

O significado é bandeira, sinal, estandarte. É como um símbolo de guerra. É a mesma palavra traduzida como “alto poste”, usada para descrever a serpente de bronze em Nm 21.8. Contudo, bandeira pode ser mal interpretado por nós hoje, pois imaginamos bandeira como um tecido, ornamentado com algum significado. No entanto, nos tempos bíblicos a “bandeira” ou estandarte de guerra era um poste de metal com ornamento em metal brilhante no topo para captar luz.

O significado de Jeová Nissi – Estudo

A bandeira, ou estandarte de batalha, é o símbolo visível da causa de um exército, é também o símbolo do rei ou comandante da tropa. Então, Moisés, ao dar esse nome ao altar, estava imprimindo na mente dos israelitas que saíram do Egito quem era seu Deus, o seu poderoso e verdadeiro líder.

Os israelitas tinham acabado de enfrentar sua primeira batalha depois da saída do Egito, ainda eram covardes e murmuradores, como se vê em Ex 17.2-3. Portanto, era necessário que aprendessem quem era o SENHOR que seguiam.

Lendo Ex 17.9-16, aprendemos:

  • Primeiramente, Moisés os faz ver que eles não batalham sozinhos, mas que Deus é sua bandeira, seu estandarte de guerra, seu rei e seu comandante. O povo batalha em nome do SENHOR e não estavam sozinhos. O povo pertence a um só Deus!
  • Em segundo lugar, também fica claro que para obter vitória, o povo deveria seguir as ordens de seu comandante. Não basta ter o estandarte ao seu lado, devemos obedecê-lo e segui-lo com dedicação e fidelidade.
  • Por fim, o povo aprende de quem vem o poder para a vitória. Israel é frágil e pequeno, contudo, seu comandante os conduz à vitória. A glória pertence ao SENHOR. Israel não deveria se tornar arrogante. 2 MacLaren’s Expositions

Sendo assim, a presença e o poder de Yahweh eram a bandeira sob a qual eles estavam alistados. Yahweh é a fonte de ânimo que os mantém unidos. O SENHOR é a bandeira que eles levantam no dia do triunfo. No nome de Deus, o povo sempre ergue seus estandartes. Ele que faz toda a obra, merece receber todo o louvor. 3 Benson Commentary

Conclusão

Jeová Nissi significa literalmente “O SENHOR é nossa Bandeira”. Contudo há um significado profundo nisso. Quando temos o SENHOR como nossa bandeira, significa dizer que ele é a razão pela qual lutamos. Dedicamos nossa vida para segui-lo. Assim, devemos segui-lo com fidelidade, confiança e coragem. O Senhor é nosso líder, que nos conduz nas batalhas da vida. A ele pertencem a vitória e a glória. A nós cabem o prazer e a honra de segui-lo e tê-lo ao nosso lado no dia a dia.

Fontes   [ + ]

1.  Brown-Driver-Briggs. Verbete: יהוה
2.  MacLaren’s Expositions
3. Benson Commentary

Leave A Reply

Your email address will not be published.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More