Mefibosete – Significado, história, mãe. Ele se casou?

Mefibosete era integrante da família real de Israel. Ele era filho de Jônatas e neto do Rei Saul. Quando tinha 5 anos seu pai e seu avô morreram. Para proteger sua vida dos inimigos, sua cuidadora o pegou e fugiu. Mas, por causa da pressa, ela se descuidou e deixou que ele caísse. Assim, ele ficou aleijado dos dois pés por toda vida (2Sm 4.4).

Jônatas, seu pai, era muitíssimo amigo de Davi. Anos depois, quando Davi se tornou rei, lembrou-se de sua amizade com Jônatas que já havia morrido. Por isso, ele procurou os descendentes de Saul que ainda estavam vivos, para demonstrar sua lealdade em respeito à memória de Jônatas (2Sm 9.1,3).

Davi, Mefibosete e Ziba.

Quando Davi procurava os descendentes de Saul, contaram-lhe que Mefibosete, filho de Jônatas estava vivo em Lo-Debar. Então, ele convoca Mefibosete à sua presença e lhe devolve todas as posses de sua família. Além disso, Davi o chama a comer sempre à sua mesa (2Sm 9.7).

Para auxiliar Mefibosete, Davi ordena que Ziba seja seu servo. Pois, ele havia servido Saul anteriormente. Agora, ele deveria cuidar das posses de Mefibosete, de sua casa, cultivar a terra e trazer a colheita. Ziba tinha quinze filhos e vinte servos. Todos eles agora deveriam servir Mefibosete (2Sm 9.10).

Por causa da amizade de Jônatas e Davi, Mefibosete passou a comer sempre à mesa do rei como se fosse um de seus filhos (2Sm 9.11,13).

Mefibosete – Estudo Bíblico

A controvérsia entre Ziba e Mefibosete

Passado muito tempo, Absalão planejou uma revolta para tomar o trono de Davi. Então, Davi teve que fugir às pressas para não morrer. Ele juntou alguns de seus homens de confiança, parte de sua família e fugiu de Jerusalém. (2Sm 15.10,14)

Em meio à sua fuga, Davi encontra Ziba, servo de Mefibosete. (2Sm 16.1) Ziba trazia alimentos, vinho e montarias (2Sm 16.2). Quando o viu, Davi perguntou onde estava Mefibosete, ele respondeu que Mefibosete havia permanecido em Jerusalém, pois acreditava que lhe restituiriam o trono que era de Saul. Então, Davi declara que tudo que pertencia a Mefibosete agora pertenceria a Ziba. (2Sm 16.3-4)

É provável que Davi tenha se sentido traído por Mefibosete. Visto que ele havia recebido Mefibosete como um filho. E agora, nesse momento de dor e fuga, Mefibosete não foi ao seu encontro e não dava apoio a ele. Pelo contrário, nas palavras de Ziba, Mefibosete era um traidor que só se preocupava em recuperar o trono que era de Saul.

Mefibosete se apresenta diante de Davi

Quando Davi derrotou Absalão e reconquistou seu reino, diversas pessoas foram ao seu encontro. Entre essas pessoas estava Mefibosete. Ele não havia lavado os pés, nem suas roupas, tampouco havia feito a barba desde o dia que Davi partiu em fuga. (2Sm 19.24) Esse é um sinal de tristeza e aflição. Ele estava assim, pois estava aflito pela vida de Davi.

Logo, Davi o questiona “Por que você não foi comigo?” (2Sm 19.25). Mefibosete explica que seu servo Ziba o enganara. Ele pediu para selarem seu jumento para que pudesse partir com Davi, mas o servo foi na frente e contou mentiras ao rei (2Sm 19.26-27).

Sendo assim, era a palavra de Mefibosete contra a de Ziba.

Postagens Relacionadas

É possível que Ziba tenha planejado isso para ganhar todas as posses de Mefibosete, seu senhor. Aproveitando-se da limitação física dele, Ziba foi mais rápido e envenenou a mente Davi. Dessa forma, Ziba não teria mais senhor e aumentaria grandemente suas posses. Contudo, mesmo que Mefibosete contasse a verdade, seria difícil provar. Sendo assim, Davi resolve dividir a propriedade e as posses dando metade para cada um (2Sm 19.29).

A humildade de Mefibosete

Ao ouvir o veredicto de Davi, Mefibosete não questiona ou reclama. Ele demonstra que não se importa com a propriedade ou riquezas. Pois, diz que tudo deveria ser dado a Ziba (2Sm 19.30). Mefibosete se importa apenas com o bem-estar de Davi.

A atitude dele demonstra que é plausível que ele estivesse falando a verdade, enquanto Ziba era realmente um mentiroso, traidor e interesseiro.

O coração de Mefibosete não estava nas riquezas! Porque em suas palavras ele demonstra humildade, gratidão e paz por ver Davi reinando novamente. (2Sm 19.28,30)

Como Mefibosete morreu?

Em 2Sm 21.7-8 Mefibosete é citado novamente. Ali diz que Davi poupa a vida dele por causa de seu jurado feito a Jônatas. Mas, o versículo 8 cita outro Mefibosete, filho de Rispa. Esse outro foi morto.

Mas, a respeito da morte de Mefibosete filho de Jônatas não se fala na Bíblia. Portanto, não sabemos a resposta para essa pergunta.

Mefibosete – significado

Mefibosete é um nome que significa: Dissipador/Exterminador da vergonha.

Em 1Cr 8.34, ele é chamado de Meribe-Baal que significa “aquele que contende com Baal”. Para substituir o nome do deus pagão ‘Baal’, colocaram ‘Bosheth’ (que significa: vergonha) ficando, em português Mefibosete.

Quem foi a mãe de Mefibosete?

A Bíblia não diz. É repetido diversas vezes que ele era filho de Jônatas e neto de Saul. Mas, não há menção à sua mãe.

Mefibosete se casou

É provável que sim, pois em 2Sm 9.12 lemos que ele tinha um filho ainda jovem chamado Mica.

Características de Mefibosete

  • Humildade: Ao receber de Davi os bens de sua família e ser convidado para viver à mesa de Davi, Mefibosete age com extrema humildade. Ele pergunta “por que o rei se lembraria de um cachorro morto como eu?” (2Sm 9.8).
  • Ele não é avarento: após a controvérsia, ele diz para Davi entregar toda propriedade para Ziba. (2Sm 19.30)
  • Ele é agradecido: em sua resposta a Davi, ele demonstra que já se sente feliz por ter sido tratado tão bem pelo rei, mesmo sem merecer. (2Sm 19.28)
  • Ele não busca favores de Davi, quer apenas saber que o rei está bem. (2Sm 19.28,30)

 

Leave A Reply

Your email address will not be published.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More