Moisés era gago? O que significa Pesado de Língua?

Essa dúvida surge a partir de Êxodo 4.10. Moisés tem um encontro surpreendente com Deus e recebe uma missão. No entanto, sua objeção é:

Disse, porém, Moisés ao Senhor: “Ó Senhor! Nunca tive facilidade para falar, nem no passado nem agora que falaste a teu servo. Não consigo falar bem!”
Êxodo 4:10 (NVI)

Nesse trecho, Moisés não diz que é gago. Contudo, ele explica que não tem facilidade para falar. Sua missão era apresentar-se diante do povo e do Faraó e proclamar a mensagem do Senhor. Para essa tarefa era fundamental alguém que pudesse se comunicar com facilidade e confiança.

O que significa Pesado de Língua?

Outra versão da Bíblia traduz “Não consigo falar bem” dessa forma: porque sou pesado de boca e pesado de língua. Esse trecho pode ser traduzido como “devagar de boca e de língua”. Dessa passagem pode ter surgido a ideia de que Moisés era gago. Todavia, é mais provável que se refira à falta de habilidade para se comunicar com clareza e em público.

Moisés era estudado?

Sim, a Bíblia diz que ele foi ensinado segundo os costumes egípcios. “Moisés foi educado em toda a sabedoria dos egípcios e veio a ser poderoso em palavras e obras.”(Atos 7:22) Ele aprendeu diversas áreas do conhecimento dos egípcios, como se estivesse na melhor escola da época. Foi educado como filho da filha de Faraó.

Qual era a dificuldade de Moisés?

Provavelmente, ele não era gago, mas tinha dificuldade de falar bem. Contudo, essa não era a sua única dificuldade. Vemos que Moisés procurou diversas razões para se mostrar inadequado para a missão que Deus tinha para ele.

  • Primeiramente: Moisés respondeu: “E se eles não acreditarem em mim nem quiserem me ouvir e disserem: ‘O Senhor não lhe apareceu’?” Êxodo 4:1. Então, Deus ensina alguns sinais extraordinários para que Moisés mostre ao povo que sua missão é verdadeiramente de Deus.
  • Em seguida, Moisés diz ao Senhor: “Ó Senhor! Nunca tive facilidade para falar, nem no passado nem agora que falaste a teu servo. Não consigo falar bem!” Êxodo 4:10. O Senhor responde dizendo que estará com Moisés e o ensinará o que falar.
  • Por fim, Moisés diz: “Ah Senhor! Peço-te que envies outra pessoa”. Êxodo 4:13. Neste momento, Deus se irrita com Moisés, mas lhe diz para usar a ajuda de seu irmão Arão, para ser seu porta-voz.

Sem dúvida, Moisés tinha diversos motivos para ter medo. Ele procurou diversas justificativas, elas demonstravam a sua falta de confiança. Quando se viu sem mais desculpas, pediu que Deus escolhesse outro. Entretanto, Deus o havia escolhido para a missão e estaria com ele durante toda a jornada. Isso seria suficiente para Moisés dar conta da missão. Para cada justificativa, Deus lhe deu uma resposta como fonte de força. Moisés precisava ter fé para seguir adiante.

Conclusão

Portanto, Moisés não era gago. Ele tinha dificuldades para falar. Essa era uma das desculpas que ele encontrou para não engajar-se na missão que Deus tinha para ele. Contudo, Deus não deu ouvidos às desculpas. Ele fortaleceu Moisés, o encorajou e conduziu durante toda a missão que lhe tinha dado. Por fim, vemos em Hebreus 11, o nome de Moisés sendo citado na galeria dos heróis da fé. Aquele homem com dificuldade de falar, falta de confiança, temeroso, foi transformado por Deus no líder que tirou Israel do Egito. Ele se tornou um exemplo de fé!

Deus Soberano age naqueles que escolhe e os leva aonde eles nem podem imaginar. O exemplo de Moisés nos convoca a abandonar nossas justificativas e nos colocarmos nas mãos de Deus. Mesmo com nossas limitações, fraquezas e medos. Deus é nossa força e tudo de que precisamos. Assim, nossa vida o glorificará e honraremos seu chamado pra nós.

 

Leave A Reply

Your email address will not be published.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. AcceptRead More