Quem foi a mulher de Caim?

Caim foi o primeiro filho de Adão e Eva. Ele é comumente lembrado pelo seu terrível ato contra Abel, seu irmão mais novo. Depois de uma desavença, por inveja e ciúmes, Caim assassina seu irmão. Sua sentença é viver em fuga pela terra (Gn 4.10-12Gn 4.10-12).

A Bíblia não nos fala o nome ou quem foi a esposa de Caim. Pois, é possível que seu nome não fosse relevante para os relatos bíblicos. Mas, nos diz que Caim e sua esposa tiveram um filho chamado Enoque (Gn 4.17Gn 4.17).

Genealogia de Caim:

  • Os pais de Caim foram Adão e Eva (Gn 4.1Gn 4.1).
  • Ele e sua esposa tiveram um filho, chamado Enoque (Gn 4.17Gn 4.17).
  • De Enoque nasceu Irade. O filho de Irade foi Meujael. De Meujael, nasceu Metusael. De Metusael nasceu Lameque. (Gn 4.18Gn 4.18)
  • Lameque teve duas esposas, a primeira lhe deu o filho Jabal, que foi o pai daqueles que moram em tendas e criam rebanhos. O outro filho era Jubal, que foi o pai de todos os que tocam harpa e flauta.
  • A outra esposa de Lameque lhe deu Tubalcaim, que fabricava todo tipo de ferramentas de bronze e de ferro.

Essa é a posteridade e genealogia de Caim registrada em Gênesis.

Avan foi esposa de Caim?

Esse relato é contato no Livro dos Jubileus. Lá está escrito que Avan teria sido uma filha de Adão e Eva, nascida após Abel. Ela teria se tornado esposa de Caim após a morte de Abel. Caim e Avan teriam tido relações e gerado vários filhos.

Contudo, o Livro dos Jubileus não é reconhecido pelos judeus como Escritura Sagrada, inspirada por Deus. Sendo assim, os relatos que estão presentes nesse livro não são confiáveis, nem tampouco podem ser tidos como reais. É um livro antiquíssimo, mas apócrifo, que não é reconhecido como verdadeiro nem por judeus, nem por cristãos.

Concluindo, a história de Avan como esposa de Caim não pode ser aceita como verdadeira.

Jarede, esposa de Caim?

Em Gn 5.18, Gn 5.18, lemos que Jarede gerou Enoque. Em Gn 4.17, Gn 4.17, vemos que o filho de Caim e sua esposa se chamava Enoque. Desses dois versículos surgem uma confusão que leva algumas pessoas a acreditarem que Jarede seja esposa de Caim. Contudo, Jarede é um homem descendente de Sete, o outro filho de Adão. Não é possível que seja esposa de Caim.

Para deixar mais evidente, veja que Enoque, filho de Caim, teve um filho chamado Irade (Gn 4.18Gn 4.18). Enquanto que o Enoque, filho de Jarede, teve um filho chamado Matusalém (Gn 5.21Gn 5.21). Concluindo, são dois “Enoques” diferentes, filhos de pais diferentes, que apenas têm o mesmo nome. Sendo assim, Jarede não é esposa de Caim.

Existiam pessoas fora do Jardim do Éden?

Em Gn 3.20, Gn 3.20, a Bíblia nos diz que Eva é a mãe de toda humanidade. Portanto, todos os seres humanos são descendentes do primeiro casal, Adão e Eva. A partir dos dois, a humanidade foi se multiplicando. Não existiam pessoas fora do Éden antes que os descendentes de Eva se espalhassem pela terra.

No início, os seres humanos viviam muito mais tempo, veja Adão que viveu 930 anos (Gn 5.4-5Gn 5.4-5). Nesse tempo, a princípio, irmãos e irmãs se casavam, assim como primos e primas também. Isso fazia parte do plano de Deus de permitir que a humanidade se multiplicasse a partir do primeiro casal. Dessa forma, é possível que Caim tenha se casado com uma irmã, ou prima. Veja que Adão teve muitos outros filhos (Gn 5.4Gn 5.4).

Portanto, não existiam pessoas fora do Éden. Posteriormente, a humanidade foi se espalhando por diversas terras e ocupando o mundo.

Como Caim morreu?

Não se sabe, pois a Bíblia não relata sua morte. A Bíblia dá ênfase à vida e genealogia de Sete, outro filho de Adão e Eva. Porquanto, é através dele que Deus dará continuidade a seu plano redentivo na história.

O Livro dos Jubileus afirma que Caim morreu quando sua casa desabou sobre ele e uma pedra o feriu. Porque ele havia matado Abel com uma pedra, por uma pedra também tinha de morrer. Porém, esse livro não é bíblico, desse modo, não devemos considerá-lo fidedigno e inerrante.

Esposa de Abel? Filhos de Abel?

A Bíblia não relata que Abel tenha tido esposa ou filhos. Sua vida foi curta e muito provável que ele não tenha tido descendentes. Veja que a Bíblia conta sobre os filhos de Caim e também de Sete, mas não menciona Abel. Portanto, é seguro afirmar que caso houvesse descendentes de Abel, eles seriam mencionados. Por não haver menção, então, conclui-se que não haja.

Leave A Reply

Your email address will not be published.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More