O espiritismo é uma religião sistematizada por Allan Kardec muitos séculos depois da Bíblia ter sido escrita. Portanto, a Bíblia não fala a respeito do espiritismo diretamente. Mas, antes mesmo de haver doutrinas espíritas, a Bíblia já condenava muitas de suas práticas e filosofias atuais. Vejamos algumas delas a seguir.

Reencarnação

Nascer, morrer, renascer ainda e progredir sem cessar, tal é a lei“. Essa frase está no túmulo de Allan Kardec. Umas das doutrinas espíritas é a volta do espírito à matéria (reencarnação). Pois essa é a forma natural para se alcançar o aperfeiçoamento material e moral do espírito. Isso acontece quantas vezes foram necessárias. Contudo, a perfeição que a possível para a humanidade é relativa, pois apenas Deus possui a perfeição plena, absoluta e infinita.

Sendo assim, a pessoa está destinada a reencarnar até que seu espírito esteja plenamente aperfeiçoado. Ela deve se esforçar e se dedicar às boas obras, cuidado ao próximo e perdão. Para que obtenha o aperfeiçoamento necessário.

Contudo, a Bíblia é contrária a essa doutrina. Pois, a Bíblia afirma:

Da mesma forma, como o homem está destinado a morrer uma só vez e depois disso enfrentar o juízo,
Hebreus 9:27 [grifo nosso]

A Bíblia nos diz que não há reencarnação, não aperfeiçoamento através de diversas vidas aqui na terra. O ser humano depois da morte será levado diante de Deus para o juízo. Ainda nesse ponto é importante salientar algo mais:

[…] assim também Cristo foi oferecido em sacrifício uma única vez, para tirar os pecados de muitos; e aparecerá segunda vez, não para tirar o pecado, mas para trazer salvação aos que o aguardam.
Hebreus 9:28

A doutrina Espírita diz que o ser humano precisa usar suas boas obras para aperfeiçoar-se. Mas a Bíblia enfatiza veementemente que somente através de Jesus Cristo e seu sacrifício na cruz, somos perdoados e salvos.

Boas Obras e Méritos x Graça

A doutrina espírita baseia-se no acúmulo de boas obras como meio para aperfeiçoar-se e obter a plena iluminação do espírito. Através de um conjunto ético-moral de doutrinas e ensinamentos, o seguidor do espiritismo acredita estar fazendo aquilo que a Bíblia diz e obtendo para si luz.

No entanto, biblicamente, as boas obras não nos dão mérito ou créditos diante de Deus. O ser humano é salvo/iluminado/transformado apenas pela graça de Deus. Graça é um favor imerecido! Não há nenhuma boa obra, bom comportamento ou bons pensamentos que possam convencer Deus a nos salvar. Deus nunca está em dívida conosco por causa de nossas boas obras. A salvação é pela graça somente! (Ef 2.1-9).

Pois vocês são salvos pela graça, por meio da fé, e isto não vem de vocês, é dom de Deus; não por obras, para que ninguém se glorie.
Efésios 2:8,9

Um dos principais problemas do Espiritismo é tentar apresentar um meio de auto salvação. Mostrando um caminho para a humanidade salvar-se sem precisar de Jesus! Isso é uma mentira e leva muitos à destruição, enquanto imaginam fazer a vontade de Deus. A vida eterna, anunciada na Bíblia por Jesus é definida assim:

Esta é a vida eterna: que te conheçam, o único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste.
João 17:3

As boas obras na Bíblia são fruto da salvação. Aquele que é salvo produz boas obras para glorificar a Deus e como resposta ao amor que recebeu em Jesus. Elas não são uma maneira de salvar-se!  Somos salvos para a boas obras que só somos capazes de fazer porque ele transforma nossas vidas (Ef 2.10).

Sendo assim, o espiritismo não conhece verdadeiramente Jesus e impede que muitas pessoas o conheçam.

Jesus, segundo o espiritismo.

Segundo o espiritismos: Jesus, criado por Deus, é o guia e modelo para toda a humanidade. A moral cristã contida nos evangelhos canônicos é o maior roteiro ético-moral de que o homem possui, e a sua prática é a solução para todos os problemas humanos e o objetivo a ser atingido pela humanidade.

Postagens Relacionadas

Embora pareçam palavras bonitas e cheias de sabedoria, essa é uma heresia! Jesus Cristo não foi criado por Deus. Ele é eterno, assim como Deus Pai. O Credo Niceno (conjunto de doutrinas cristãs escritas no Concílio de Nicéia) diz a respeito de Jesus:

Cremos em um só Senhor Jesus Cristo, o único Filho de Deus, nascido do Pai antes de todos os séculos, Deus de Deus, luz de luz, verdadeiro Deus de verdadeiro Deus; gerado, não criado, de igual substância do Pai; por Ele todas as coisas foram feitas. Por nós, homens, e por nossa salvação, Ele desceu do céu e se fez carne, pelo Espírito Santo, da virgem Maria, e se tornou homem. Também por nós, foi crucificado sob Pôncio Pilatos, padeceu e foi sepultado. Ressurgiu no terceiro dia, conforme as Escrituras. Subiu ao céu, está sentado à direita do Pai e de novo há de vir, com glória, para julgar os vivos e os mortos, e seu reino não terá fim. 1 Credo Niceno. Disponível em: http://igrejasreformadasdobrasil.org/doutrina/credos/credo-niceno [grifo nosso]

A declaração do Credo Niceno é um sumário da crença cristã a respeito de Jesus. Ele é o próprio Deus, jamais criado, mas igualmente eterno como o Pai. Ele é sim um modelo para a humanidade, mas uma modelo de perfeição que a humanidade jamais conseguirá imitar plenamente. Mas, ele veio ao mundo com a missão de morrer na cruz e pagar os nossos pecados e ressuscitou ao terceiro dia. O espiritismo não afirma as principais doutrinas a respeito de Cristo. Pelo contrário, ele diminui a obra do salvador e diminui tudo que a Bíblia revela a respeito dele.

Jesus não é só um modelo, ele é o caminho, a verdade e a vida! Ninguém chega a Deus a não ser através de Jesus. (João 14.6)

O próprio Jesus afirma repetidas vezes nas Escrituras que é o verdadeiro Deus! (Jo 17.21; Jo 8.58; Fp 2.5-11)

Comunicação com espíritos dos mortos

Outra prática comum do espiritismo é a busca de comunicação com os espíritos. Eles dizem que há a possibilidade de comunicação entre os espíritos encarnados (vivos) e os espíritos desencarnados (mortos), por meio da mediunidade. Essa comunicação é realizada com o auxílio de pessoas com determinadas capacidades – os médiuns como, por exemplo, na chamada “escrita automática” (psicografia). 2 https://pt.wikipedia.org/wiki/Espiritismo

Para a Bíblia, no entanto, tal prática é reprovada por Deus. Isaías diz:

Quando disserem a vocês: “Consultem médiuns e espíritas que murmuram encantamentos, pois todos procuram seus deuses e os mortos em favor dos vivos”.
Respondam: “À lei e aos mandamentos! ” Se eles não falarem conforme esta palavra, vocês jamais verão a luz!
Isaias 8:19,20

As leis e os mandamentos citados por Isaías proíbem a prática de consulta aos mortos (Dt 18.9-14; Lv 19.31). Em 1Sm 28.3-25, lemos a história de Saul que decidiu consultar o espírito de Samuel. Contudo, a atitude de Saul é reprovada por Deus e ele sofre as consequências de seu pecado.  Esses trechos bíblicos são suficientes para mostrar como a prática de consulta aos mortos é reprovada por Deus.

Quais são os perigos de consultar os mortos? Pense, nessas consultas não há qualquer garantia de que realmente seja o espírito de quem você imagina. Ou que os espíritos lhe digam a verdade e queiram o seu bem. Outra coisa, você não deveria consultar os espíritos para saber sobre seu futuro, sua vida ou para matar a saudade. Você deve buscar a Deus e não permitir que sua vida fique presa aos que já se foram.

A Bíblia segundo Allan Kardec.

O evangelho segundo Allan Kardec é um dos principais livros do espiritismo. É uma tentativa de explicar as máximas morais de Cristo em concordância com as doutrinas espíritas e suas aplicações para as circunstâncias da vida. É uma obra que busca comentar textos dos evangelhos bíblicos conforma a interpretação espírita. Contudo, essa obra está cheia de heresias! Veja um exemplo:

Ao comentar João 14.15-17 e João 14.26, Allan Kardec diz:

“O Espiritismo vem, na época predita, cumprir a promessa do Cristo:
preside ao seu advento o Espírito de Verdade. Ele chama os homens à observância da lei; ensina todas as coisas fazendo compreender o que Jesus só
disse por parábolas. Advertiu o Cristo: “Ouçam os que têm ouvidos para
ouvir.” O Espiritismo vem abrir os olhos e os ouvidos, porquanto fala sem
figuras, nem alegorias; levanta o véu intencionalmente lançado sobre certos mistérios.” 3 O evangelho segundo o espiritismo. KARDEC, Allan. Editora FEB. pág.106

A interpretação de Kardec é que nesses versículos, Jesus promete o Espírito da Verdade que ensinaria os mistérios e relembraria o que Jesus tinha ensinado. Para Kardec, o cumprimento dessa promessa é o próprio Espiritismo. Aqui está a heresia! Pois o cumprimento dessa promessa é o Espírito Santo de Deus, terceira pessoa da Trindade. (João 14.17,26).

Cremos no Espírito Santo, Senhor e Vivificador, que procede do Pai e do Filho, e com o Pai e o Filho é adorado e glorificado; 4 Credo Niceno

Allan Kardec ousa colocar o espiritismo no lugar da pessoa do Espírito Santo! Isso deixa claro como o espiritismo buscar substituir o próprio Deus e dar à humanidade um caminho alternativo para salvar-se a si mesma. O espiritismo não compreende a Bíblia, e a deturpa sempre que fala dela. Sua compreensão a respeito de Jesus e do Espírito Santo são totalmente erradas.

Conclusão

O alerta de Paulo aos Gálatas serve para os dias de hoje, devemos ter cuidado com os falsos evangelhos espalhados por aí e nos apegarmos firmemente à mensagem bíblica.

A vocês, graça e paz da parte de Deus nosso Pai e do Senhor Jesus Cristo,
que se entregou a si mesmo por nossos pecados a fim de nos resgatar desta presente era perversa, segundo a vontade de nosso Deus e Pai,
a quem seja a glória para todo o sempre. Amém.
Admiro-me de que vocês estejam abandonando tão rapidamente aquele que os chamou pela graça de Cristo, para seguirem outro evangelho
que, na realidade, não é o evangelho. O que ocorre é que algumas pessoas os estão perturbando, querendo perverter o evangelho de Cristo.
Mas ainda que nós ou um anjo do céu pregue um evangelho diferente daquele que lhes pregamos, que seja amaldiçoado!
Como já dissemos, agora repito: Se alguém lhes anuncia um evangelho diferente daquele que já receberam, que seja amaldiçoado!
Gálatas 1:3-9

Fontes   [ + ]

1. Credo Niceno. Disponível em: http://igrejasreformadasdobrasil.org/doutrina/credos/credo-niceno
2.  https://pt.wikipedia.org/wiki/Espiritismo
3. O evangelho segundo o espiritismo. KARDEC, Allan. Editora FEB. pág.106
4. Credo Niceno

Leave A Reply

Your email address will not be published.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More