O que tinha dentro da Arca da Aliança?

A Arca da Aliança é um dos objetos mais importantes do Antigo Testamento. O próprio Deus orientou como ela deveria ser feita e explicou como sua presença seria importante para o povo. Sendo assim, ela era mais do que uma arca qualquer, mas o símbolo da própria glória e presença de Deus no meio de Israel.

Como era a Arca da Aliança?

Era uma arca de madeira de acácia, com 1 metro e 10 centímetros de comprimento, 70 centímetros de largura e 70 centímetros de altura. Era revestida de ouro por dentro e por fora, com uma moldura de ouro ao redor. Havia quatros argolas de ouro nas pontas da Arca para que pudessem ser colocadas varas ali para o transporte. Essas varas também eram feitas de ouro. (Ex 25.10-15)

Uma tampa foi feita com dois querubins, um em cada ponta, tudo de ouro. Os querubins estavam de frente um para o outro e com suas asas cobriam a tampa da Arca. (Ex 25. 17-20) Cada detalhe da Arca da Aliança foi orientado por Deus. Era um utensílio muito especial e importante. Era toda coberta de ouro e feita com os melhores materiais da época.

O que ela simbolizava?

O nome “Arca da Aliança” já nos explica um pouco. A Arca é como uma “caixa” ou “baú”, não é como a arca feita por Noé. Essa caixa guardava objetos importantíssimos. Ela simbolizava a presença de Deus em meio ao seu povo. Era o símbolo da presença de Deus na terra.

Em Ex 25.22, lemos que é no local onde está a Arca que Deus se encontrará com Moisés e dará suas orientações ao povo. Ela não poderia ser feita de qualquer material ou de qualquer jeito. Pois, representava a glória do Deus de Israel. Também não poderia ser tocada, por isso usavam-se as varas de ouro para carregá-la. Ademais, quem tocasse na Arca morreria, pois a Arca é santíssima. A Arca da Aliança era o objeto mais sagrado para Israel.

O que tinha dentro da Arca?

Três objetos foram guardados dentro da Arca:

Postagens Relacionadas
  1. As tábuas da aliança, onde os 10 mandamentos foram escritos pelo próprio Deus. (Ex 25.16)
  2. A vara de Arão que floresceu. (Nm 17.10; Hb 9.4)
  3. Um vaso de ouro contendo o maná.(Hb 9.4)

Significado dos objetos na Arca

Há muita simbologia a respeito dos objetos. Os três objetos representam aspectos da aliança de Deus com seu povo. Aliança é o compromisso firmado por Deus com Israel. Ele comprovou sua fidelidade a essa aliança tirando o povo do Egito, sustentando-os no deserto e dando-lhes a terra prometida. Ao povo cabia obedecer as palavras de Deus e ser fiel a ele.

Os querubins sobre a Arca representavam os cortesãos celestiais de Deus, que servem constantemente em sua presença. Assim, o Senhor era aquele que estava entronizado entre os querubins. A tampa da Arca também era considerada o estrado dos pés do Senhor (1Cr 28. 2). A vara de Arão floresceu para mostrar que o privilégio sacerdotal vem somente pela designação de Deus. As tábuas da aliança, também chamadas tábuas do testemunho, eram as tábuas de pedra da aliança restabelecida no Monte Sinai. A palavra escrita de Deus era o seu testemunho dos termos da sua aliança.

A Arca roubada

Um dos momentos mais marcantes e humilhantes na história de Israel foi quando perderam a Arca. Os israelitas estavam sofrendo com a guerra e perdendo as lutas contra seus inimigos. Então, decidiram levar a Arca da Aliança para o campo de batalha e assim conseguirem a vitória. No Entanto, seus inimigos, os filisteus, lutaram e venceram a batalha (1Sm 4.10-11). A Arca foi levada e grande vergonha veio sobre Israel (1Sm 4.22). Isso aconteceu, pois, Deus estava trazendo juízo sobre Israel, especialmente por causa da infidelidade dos seus sacerdotes.

Os filisteus colocaram a Arca roubada no templo dos seus deuses em Asdode. Eles a usariam como símbolo de vitória. No entanto, na manhã seguinte, quanto entraram no templo, viram a estátua do deus Dagom caída em terra diante da Arca do Senhor, com suas mãos e cabeças quebradas (1 Samuel 5:4). Em 1Sm 5. 6-7, lemos que a cidade de Asdode começou a sofrer, porque o Senhor pesava sua mão sobre eles. Então, eles resolvem devolver a Arca da Aliança para Israel. Esse episódio nos mostra a vitória do Deus verdadeiro sobre os falsos deuses dos filisteus. E como Deus mostra sua glória, mesmo quando Israel falha.

Onde está a Arca?

A princípio, a Arca era guardada no lugar santíssimo no tabernáculo. Apenas o sumo sacerdote poderia entrar nesse local, uma vez ao ano. Posteriormente, ela foi guardada no lugar santíssimo dentro do templo construído por Salomão.

Contudo, hoje não há relatos do local onde a Arca se encontra. Os últimos relatos são do livro apócrifo de 2 Macabeus que diz que a arca foi escondida pelo profeta Jeremias no Monte Nebo. Porém, essa versão não é aceita pelos judeus, nem pelos protestantes.

A última menção à Arca nos livros históricos da Bíblia está em 2Cr 35.3. Posteriormente, Israel é invadido pelo Império da Babilônia e não há mais menções sobre o paradeiro final da Arca. Alguns creem que está escondida em algum lugar em Jerusalém, outro creem que está escondida no Monte Nebo. Mas, não há registros bíblicos e históricos que indiquem com precisão seu paradeiro.

Leave A Reply

Your email address will not be published.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More