Quem pode participar da Santa Ceia? Tire suas dúvidas aqui!

A Santa Ceia é o sacramento instituído pelo Senhor Jesus na noite em que foi traído. É um momento muito sério e importante para os cristãos. Só devem participar dela os que confessam Jesus como senhor e salvador de suas vidas, estão em plena comunhão com sua igreja e confiam somente no sacrifício de nosso Senhor Jesus Cristo. 1 Manual do Culto – IPB

Por que devemos tomar a Santa Ceia?

Devemos participar da Santa Ceia, pois, o Senhor Jesus a instituiu para que fosse celebrada pela Igreja até o fim dos tempos. Ela é uma lembrança perpétua do sacrifício que ele fez e de sua aliança conosco.

Pois recebi do Senhor o que também lhes entreguei: que o Senhor Jesus, na noite em que foi traído, tomou o pão e, tendo dado graças, partiu-o e disse: “Isto é o meu corpo, que é dado em favor de vocês; façam isto em memória de mim”. Da mesma forma, depois da ceia ele tomou o cálice e disse: “Este cálice é a nova aliança no meu sangue; façam isto, sempre que o beberem, em memória de mim”.
Porque, sempre que comerem deste pão e beberem deste cálice, vocês anunciam a morte do Senhor até que ele venha. 1 Coríntios 11:23-261 Coríntios 11:23-26 

Logo, devemos participar da Santa Ceia para cumprir o mandamento de Cristo. Porque, é um meio de graça que nutre e fortalece o espírito dos crentes e é um sinal visível do vínculo e comunhão com Cristo e seu corpo que é a igreja.

Os que comungam dignamente, participando exteriormente dos elementos visíveis deste sacramento, também recebem intimamente, pela fé, a Cristo Crucificado e a todos os benefícios de sua morte, e dele se alimentam, não carnal ou corporalmente, mas real, verdadeira e espiritualmente. 2 Confissão de Fé de Westminster

Quem NÃO pode tomar Santa Ceia?

Todos aqueles que não compreendem o seu significado, desconhecem os princípios fundamentais do cristianismo, ou que vivem escandalosamente não devem participar. Pois, não pertencem ao povo de Deus. Do mesmo modo, os cristãos que se acharem em pecado e se recusarem a se arrepender genuinamente ou estiverem em disciplina eclesiástica, não devem participar. Visto que trariam maldição sobre suas vidas, ao invés de benção.

O que é tomar a Santa Ceia indignamente?

Participar dela sem compreender seu significado ou de forma leviana, são exemplos de ser indigno da comunhão. O Apóstolo Paulo diz á Igreja de Corinto:

“Portanto, todo aquele que comer o pão ou beber o cálice do Senhor indignamente será culpado de pecar contra o corpo e o sangue do Senhor.
Examine-se o homem a si mesmo, e então coma do pão e beba do cálice.
Pois quem come e bebe sem discernir o corpo do Senhor, come e bebe para sua própria condenação.”
1 Coríntios 11:27-291 Coríntios 11:27-29 

Veja que Paulo enfatiza a importância de conhecer o significado do Pão e do Cálice e examinar-se, antes de participar. Quem não se examina e não compreende a importância daquele momento, corre grandes riscos de participar indignamente. Para ser digno da Ceia é necessário reconhecer seus próprios pecados e colocá-los diante de Jesus, e assim, receber perdão e ser limpo. Todo aquele que participa da comunhão sem confessar-se ignora que o sacrifício na cruz foi por causa dos nossos pecados.

Portanto, devemos nos examinar e confessar nossos pecados. Assim, receberemos o perdão e seremos abençoados pela comunhão na mesa do Senhor.

O que significa “examinar-se a si mesmo”?

“Examine-se o homem a si mesmo, e então coma do pão e beba do cálice.” 1 Coríntios 11.281 Coríntios 11.28

Examinar – δοκιμαζέτω (grego) – significa testar, provar para ver se é algo bom. É um teste para ver se algo é genuíno ou não. 3 https://biblehub.com/greek/1381.htm

Dessa maneira, examinar-se a si mesmo significa testar a própria mente e coração para ver se estão genuinamente em comunhão com Cristo e sua igreja. Caso haja algum problema, deve ser corrigido antes de participar.

Aqueles que não se examinam atraem para si o castigo divino. Como acontecia na Igreja de Corinto:

“Por isso há entre vocês muitos fracos e doentes, e vários já dormiram. Mas, se nós nos examinássemos a nós mesmos, não receberíamos juízo.” 1 Coríntios 11:30,311 Coríntios 11:30,31

Mas, veja que embora tenham sido castigados e recebido o juízo, essa não era uma atitude de falta de amor de Deus. Pelo contrário, Deus demonstra seu amor para com eles ao corrigi-los:

Quando, porém, somos julgados pelo Senhor, estamos sendo disciplinados para que não sejamos condenados com o mundo. 1 Coríntios 11:321 Coríntios 11:32

Se não houvesse juízo, os coríntios não saberiam como era grave a atitude que estavam tendo. Seu exemplo serve de alerta para nós. Devemos levar a Santa Ceia a sério, pois só assim receberemos a benção e a graça da comunhão com Cristo.

Conclusão

Enfim, a Santa Ceia é o momento de repensarmos os maus caminhos, consertarmos nossas falhas. Bem como, renovar a nossa aliança e comunhão, receber as bençãos e sermos espiritualmente fortalecidos e nutridos pela presença espiritual real de Jesus conosco. Devem participar dela aqueles que foram salvos e caminham nos caminhos de Jesus. Aqueles que estiverem em pecado, devem pedir perdão e então participar da comunhão.

Leave A Reply

Your email address will not be published.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More