Quem foi Raabe?

Raabe é uma personagem do Antigo Testamento, mencionada no Livro de Josué. Ela era uma prostituta, habitante da cidade de Jericó. Sua participação é muito importante na história de como Israel conquistou aquela cidade. Além disso, na vida dela se manifesta a graça de Deus, como veremos a seguir.

Estudo sobre Raabe – Início

Quando Israel entrou na terra prometida, ela não estava vazia. Diversos inimigos e poderosas cidades ocupavam a terra. Por esta razão, Deus preparou seu povo para as batalhas que viriam e lhes prometeu que estaria com eles. (Js 1.11,14) Pois, aquele que prometeu a terra haveria de dá-la ao seu povo escolhido.

A primeira cidade a ser enfrentada era Jericó, uma cidade fortificada com imponentes muralhas (Js 2.1). Josué envia dois espias para ver a cidade e conhecer seus pontos fracos, assim poderia traçar uma estratégia. Mas, o rei de Jericó foi avisado sobre os espias em seu território. Assim que soube, o rei enviou uma mensagem a Raabe, pois ela havia recebido os espias em sua casa. Ele disse que ela deveria expulsa-los. Certamente o rei faria algum mal a eles, os torturaria ou mataria, porque eram espias inimigos (Js 2.3).

Contudo, Raabe não entrega os espias. Ela os protege escondidos no terraço de sua casa, e mente despistando o rei sobre o paradeiro dos dois israelitas (Js 2.4-7).

O pedido de Raabe

Ao salvar os espias israelitas, Raabe faz um pedido. Mas, veja como é interessante esse trecho da história:

  • O pedido dela é simples, apenas deseja que ela e seus familiares sejam tratados com bondade e suas vidas fossem poupadas quando Israel conquistasse Jericó. (Js 2.12-13)

Veja que esse simples pedido carrega por trás de si uma verdade a respeito de Raabe. Ela já cria que Deus entregaria Jericó nas mãos dos Israelitas. Ela afirma que certamente Jericó seria conquistada, embora ela soubesse que a cidade fosse fortificada com grandes muralhas intransponíveis. Ela não crê que isso aconteceria por causa do poder do exército de Israel, mas por causa do Deus daquele povo. Veja:

  • Raabe diz “Sei que o Senhor lhes deu esta terra. Vocês nos causaram um medo terrível, e todos os habitantes desta terra estão apavorados por causa de vocês. (Js 2.9) Ou seja, Raabe pede que os espias tenham misericórdia dela e sua família, pois ela sabe que Deus já havia dado aquela terra para eles.

Raabe tem fé. É uma prostitua, que vive em uma cidade pagã e seguia diversos deuses. Ela não faz parte do povo escolhido. Mas, ela crê que Deus já deu esta terra ao seu povo, e tudo que ela deseja é misericórdia.

Não apenas isto, mas através das palavras de Raabe, nós sabemos que as obras e maravilhas do Senhor se tornaram famosas e conhecidas pelos outros povos:

  • todos os habitantes de Jericó estavam apavorados (Js 2.9); eles já sabiam sobre como Deus abrira o Mar Vermelho e libertara Israel do Egito; sabiam como Israel derrotara os dois reis dos amorreus (Js 2.10).

Por terem conhecimento dos poderosos feitos do Senhor, os povos tremiam de medo e já não sabiam o que fazer. Estavam sem coragem e desanimados.

A Confissão de Fé de Raabe

Ao lermos que Raabe era uma prostituta e pagã, pode crescer em nós certo preconceito. Ao lermos que ela mentiu, nosso legalismo pode condená-la. Todavia, observe que o texto nos conduz, não a condená-la, mas, a aprendermos algo especial com ela.

Ao ouvir sobre os poderosos feitos de Deus em favor de Israel, Raabe sabia que aquela era a terra prometida ao povo de Deus. Ela sabia e cria que Deus completaria sua promessa. Ninguém poderia impedir o Deus de Israel. A sua única chance era submeter-se a esse Deus e fazer parte de seu povo. A conduta de Raabe mostra que ela tinha o princípio da fé.  1 Matthew Henry’s Concise Commentary

A declaração de fé de Raabe é essa:

[…] pois o Senhor, o seu Deus, é Deus em cima nos céus e embaixo na terra.

Josué 2:11

  • “o Senhor, o seu Deus” – literalmente “Yahweh, seu Deus”. Raabe conhece o nome pessoal de Deus, com o qual ele se apresentou a Moisés e seu povo (Ex 3.14). A declaração dela, nessas circunstâncias, e por ser ela quem é, torna-se marcante e inesperada. Uma pagã que conhece o nome do Senhor.
  • “o seu Deus, é Deus” – ela vivia em um ambiente politeísta, idólatra. Mas, sua afirmação é que Yahweh é Deus. Ela não diz que ele é um deus entre outros deuses, como seus compatriotas poderiam acreditar.
  • “Deus em cima nos céus e embaixo na terra.” – ela reconhece o poder do Altíssimo. Como ela vem a conhecer o nome pessoal de Deus e seus atributos é um mistério. Contudo, ela pode ser considerada, não apenas uma pessoas de fé verdadeira em Deus, mas uma profetisa. 2 Pulpit Commentary

Desfecho da história de Raabe

Ao ouvir o pedido de Raabe, os espias juram para ela que pouparão sua família (Js 2.14). Raabe os ajuda a fugir, e os orienta onde deveriam se esconder e quanto tempo esperar para não serem pegos (Js 2. 15-16). Eles a orientam a respeito das regras para sobreviver (Js 2.18-20).

  • Toda sua família deveria estar dentro de sua casa para serem poupados.
  • Ela deveria amarrar um pano vermelho na janela pela qual os espias fugiriam.
  • Por último, ela deveria guardar segredo sobre os planos dos espias.

Enfim, quando Israel conquistou Jericó, Raabe havia feito tudo que prometera. Assim, ela e sua casa foram poupadas (Js 6.17). Os espias foram até a casa de Raabe para cumprir sua parte da promessa. Ela e sua família foram salvas, todo resto da cidade foi destruído (Js 6.23). Contudo, mais do que ser poupada, ela foi integrada ao povo de Israel:

Mas Josué poupou a prostituta Raabe, a sua família, e todos os seus pertences, pois ela escondeu os homens que Josué tinha enviado a Jericó como espiões. E Raabe vive entre os israelitas até hoje.

Josué 6:25

Genealogia de Raabe

É importante notar que ao relatar os parentes de Raabe que foram salvos, nenhum filho é citado. Há pais, irmãos e parentes, mas sem filhos. Contudo, após esse acontecimento, vemos que a vida dela mudou.

  • Raabe se casou com Salmom (Mt 1.4)
  • Ela teve um filho chamado Boaz (Mt 1.5-6). Esse mesmo Boaz se casou com Rute. Era bisavô do Rei Davi.
  • Portanto, Raabe era triavó do Rei Davi. Ela faz parte da linhagem do rei mais importante de Israel no Antigo Testamento.
  • Lemos em Mateus 1.4-6, que Raabe foi incluída no povo de Israel e foi importante em sua história. Ela é antepassada de Davi e também é uma antepassada de Jesus. Deus a salvou e a incluiu em sua história de salvação do mundo.
  • Yahweh fez questão de registra-la na genealogia de Jesus. Uma prostituta teve sua vida transformada pela fé em Deus e foi aceita em seu povo.

 

Raabe no Novo Testamento

Ela é citada em três ocasiões. A primeira em Mateus 1.4-6, fazendo parte da genealogia de Jesus (como comentado no tópico anterior).

Em Hebreus 11.31; ela é citada como um exemplo de fé. Sua vida foi salva por meio da fé em Deus. Ela é um sinal no Antigo Testamento daquilo que se concretiza plenamente no evangelho. Somente através da fé somos salvos (Ef 2.8).

Em Tiago 2.22-26, ela é novamente citada como exemplo de fé e prática. Ela é até mesmo comparada a Abraão. Uma fé com obras, não com palavras vazias. Raabe se colocou em risco ao proteger os vigias, sua fé a levou a se arriscar. Por isso ela é um exemplo para nós.

Raabe, pregação

  • Pregação: Graça para o Maior Pecador – Josué 2 – Rev. Augustus Nicodemus Lopes

Fontes   [ + ]

1.  Matthew Henry’s Concise Commentary
2.  Pulpit Commentary

Leave A Reply

Your email address will not be published.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More