O que significa Rabôni, segundo a Bíblia?

Rabôni significa “mestre” em aramaico. É sinônimo de Rabi. Vemos essa palavra sendo usada por Maria ao falar com Jesus:

Jesus lhe disse: “Maria! ” Então, voltando-se para ele, Maria exclamou em aramaico: “Rabôni! ” (que significa Mestre). João 20:16João 20:16o trecho entre parênteses é uma explicação de João que escreveu o evangelho.

Um cego, no Evangelho de Marcos, também se refere a Jesus da mesma forma:

“O que você quer que eu lhe faça? “, perguntou-lhe Jesus. O cego respondeu: “Mestre, eu quero ver! ”
Marcos 10:51Marcos 10:51 – A palavra Mestre na língua original é ῥαββουνί ou Rabbouni.

As multidões que ouviam Jesus, se maravilhavam de seu ensino, pois, ele não ensinava como os outros mestres:

“Quando Jesus acabou de dizer essas coisas, as multidões estavam maravilhadas com o seu ensino,
porque ele as ensinava como quem tem autoridade, e não como os mestres da lei.” Mateus 7:28,29Mateus 7:28,29

O que significa Rabôni?

Rabôni (ῥαββουνί) significa mestre. É equivalente a palavra “Didaskalos” (em grego), usada para mestre, professor, instrutor. O Rabôni é aquele que domina o campo do conhecimento que ensina, um professor da Bíblia, competente em teologia. 1 BibleHub – HELPS Word-studies. Vocábulo: 1320. didaskalos.

Na Bíblia, esse termo é um sinal de respeito, um título de honra e reverência pelo qual Jesus é reconhecido. O evangelista João o identifica como equivalente a Mestre. 2 BibleHub – Thayer’s Greek Lexicon. Vocábulo: 4462. rhabbouni.

O que significa Rabi?

Rabi (ῥαββί) significa “meu mestre”, “meu professor”. É um título de respeito, comumente aplicado a Jesus na Bíblia. Rabis eram professores e mestres reconhecidos pelos judeus por terem acumulado grande conhecimento bíblico, por saberem muitos fatos sobre as Escrituras.

Rabi, na raiz da palavra, significa “grande em número”. Provavelmente, é aplicado aos mestres para se referir ao grande número de fatos bíblicos que eles armazenavam em seu conhecimento. De maneira especial, é usado como forma de tratamento honorífico, significando “meu grande…”, “meu honorável senhor”. Os judeus estavam acostumados a tratar seus mestres assim, como gesto de respeito e admiração. 3 BibleHub – Strong’s Concordance. Vocábulo: 4461. rhabbi

O Rabôni na cultura judaica

Os meninos de Israel começavam a estudar a Torá aos 6 anos. Torá é o pentateuco, ou seja, os 5 primeiros livros do Antigo Testamento. Aos 10 anos, eles encerravam esse primeiro ciclo. Os que se destacavam e eram mais inteligentes continuavam os estudos. Estes prosseguiam os estudos sob a orientação de um rabino (também significa mestre, como rabi e raboni).

O mestre adotava seus discípulos para lhes ensinar mais profundamente a Torá e as suas escolas de interpretação. Aqueles que finalizavam o segundo estágio, poderiam escolher um rabino para os ensinar no último nível. Mas, o rabino faria testes para ver se estavam aptos e se os aceitaria como seus discípulos. Aqueles que passavam por todas as etapas, que duravam anos, poderiam se tornar rabinos também.

Cada Rabino (ou Raboni) tinha sua forma de interpretar a Torá. Ele ensinava isso para seus discípulos. Na época de Jesus havia dois rabinos muito famosos e conceituados, Hilel e Shamai. Cada um possuía sua interpretação das Escrituras e seus próprios discípulos.

Jesus como Rabi

Quando Jesus começa a ensinar e a pregar a Palavra de Deus, logo se destaca como um rabino diferente dos outros de sua época. Os outros mestres colocavam testes pesadíssimos sobre seus discípulos, faziam exigências absurdas. Jesus, no entanto, diz que o fardo de seus ensinamentos é leve. Os rabinos daquela época só aceitavam como alunos os melhores dos melhores. Jesus chama pessoas simples para segui-lo e serem seus discípulos.

Os discípulos deveriam seguir seu rabi de perto, observando atentamente, ouvindo com cuidado tudo o que o mestre fazia e dizia. Não deveriam perder detalhe algum da vida do mestre, pois, ele era o modelo de homem que eles deveriam se tornar. O grande desejo de um discípulo é tornar-se como seu Rabi.

Discípulos de Jesus

Assim também deve ser com os discípulos de Jesus. Aqueles que têm Jesus como seu Rabôni, devem andar perto dele, ouvir suas palavras, observar suas ações e imitá-lo o máximo possível. É um privilégio e responsabilidade para o discípulo aprender tudo com seu mestre. Para isso é necessário estar próximo a ele, pois, a proximidade gera intimidade. 4 KIVITZ, Ed René. TALMIDIM.

 

Leave A Reply

Your email address will not be published.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More