O que significa “rasgar as vestes”? Saiba mais!

Diversos gestos que usamos têm significados mais profundos do que aparentam. Um abraço pode ser um gesto de afeto e carinho, estender a mão pode significar ajuda, mostrar a língua pode ser um sinal de desdém, entre outros exemplos. Nos tempos bíblicos, alguns gestos também carregavam significados por trás deles. Um destes gestos é o “rasgar as vestes”.

Ele representa sentimos muito profundos de pesar, tristeza, vergonha ou dor na alma. É uma maneira de demonstrar humilhação. O gesto expressa exteriormente aquilo que se passa no coração.

Versículos sobre rasgar as vestes

Rasgar as ventes aparece por diversas vezes na Bíblia, não é possível listar aqui todos os versículos. Desse modo, traremos apenas alguns exemplos:

  • Extrema tristeza: Quando Jó recebe a notícia de que seus filhos haviam morrido, ele raspa a cabeça, rasga sua túnica e se prostra. (Jó 1.18-20)
  • Vergonha e Arrependimento pelo pecado – O Rei Josias, ao ouvir a Palavra da Lei, reconheceu que ele e seu povo estavam vivendo distantes de Deus e em profundo pecado. Com isso, ele rasga as vestes e se arrepende. (2 Reis 22.8-13)
  • Desespero – Rúben, filho de Jacó, vê que seu irmão José não está mais no poço e entra em desespero, pois é sua responsabilidade cuidar dele. Então, ele rasga as vestes. (Gênesis 17.29-30)

Por que o Rei de Israel rasgou as vestes?

Até mesmo o grande Rei Davi rasgou suas vestes. Em 2 Samuel 1.11-12, ele rasga como sinal de tristeza e lamento pelo luto da morte de Saul e Jônatas. Em 2 Samuel 13.31, Davi rasga as vestes quando recebe a notícia que seu filho Absalão tinha matado todos os seus irmãos. Outros reis de Israel também rasgaram as vestes, como Josias que foi citado acima.

Os reis eram guias do povo, ao rasgarem suas vestes, eles sinalizavam para todo o Israel quão grave ou triste era determinada situação. Sendo assim, seu sofrimento e pesar eram compartilhados por todo Israel. A gravidade do pecado era entendida por todos como algo pelo que se humilhar e pedir perdão.

Outros gestos acompanhavam esse sinal de tristeza e lamento, como raspar a cabeça, passar areia no corpo, vestir panos de saco. São todos gestos com o mesmo simbolismo.

Banalização do gesto

É possível que esse gesto, depois de um tempo, tenha se tornado em algo vazio e falso. Pois, veja o que Deus diz:

“Agora, porém”, declara o Senhor, “voltem-se para mim de todo o coração, com jejum, lamento e pranto.” Rasguem o coração, e não as vestes. Voltem-se para o Senhor, para o seu Deus, pois ele é misericordioso e compassivo, muito paciente e cheio de amor; arrepende-se, e não envia a desgraça. Joel 2:12,13

Postagens Relacionadas

Enfim, não bastar rasgar as vestes exteriormente se isso não for um reflexo verdadeiro do que se passa no coração. A Bíblia nos mostra que ao rasgar as vestes e nos humilharmos diante de Deus, podemos encontrar novas vestes, ou seja, um novo coração em Jesus.

Novas vestes

O significado figurativo das vestes é tão marcante na Bíblia, que no Apocalipse vemos diversas menções a novas vestes. Aqueles que foram salvos pelo sacrifício de Cristo lavaram suas vestes no sangue do cordeiro:

“Então um dos anciãos me perguntou: “Quem são estes que estão vestidos de branco, e de onde vieram?” Respondi: “Senhor, tu o sabes”. E ele disse: “Estes são os que vieram da grande tribulação e lavaram as suas vestes e as branquearam no sangue do Cordeiro.” Apocalipse 7:13,14

“Felizes os que lavam as suas vestes, para que tenham direito à árvore da vida e possam entrar na cidade pelas portas.” Apocalipse 22:14

Lavar as vestes significa purificar-se dos pecados. E a única maneira de ser purificado é reconhecendo que Jesus é o único Senhor e Salvador de nossas vidas. Foi através do sangue derramado na cruz que nós recebemos o perdão (purificação) dos nossos pecados. Não há alguém que possa se declarar puro, a não ser que seja purificado por Jesus. Porque mesmo as nossas obras são como vestes sujas, ou trapos imundos.

“Somos como o impuro — todos nós! Todos os nossos atos de justiça são como trapo imundo. Murchamos como folhas, e como o vento as nossas iniquidades nos levam para longe.” Isaías 64:6

Significado espiritual de “rasgar as vestes”

As vestes nesses versículos são uma metáfora para a situação do nosso coração. Sendo assim, rasgar as vestes significa rasgar nosso coração diante de Deus, reconhecendo nossos pecados, o quão sujos nós estamos. E clamarmos pedindo perdão a ele que é o único capaz do nos lavar de todos a sujeira.

“Se afirmarmos que estamos sem pecado, enganamo-nos a nós mesmos, e a verdade não está em nós.
Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para perdoar os nossos pecados e nos purificar de toda injustiça.
Se afirmarmos que não temos cometido pecado, fazemos de Deus um mentiroso, e a sua palavra não está em nós.” 1 João 1:8-10

Portanto, a Bíblia nos diz que todos temos pecados e estamos com as vestes sujas. Não podemos ser aceitos por Deus assim. Todos precisam lavar suas vestes no sangue do cordeiro. Isso significa, todos devem rasgar o coração assumindo sua podridão, para pedir perdão e serem purificados. E aqueles que se rendem a Jesus e o seguem devem crer em sua promessa:

“O que vencer será vestido de vestes brancas, e de maneira nenhuma riscarei o seu nome do livro da vida; e confessarei o seu nome diante de meu Pai e diante dos seus anjos.” Apocalipse 3:5

Aquele que vencer terá novas vestes, limpas e puras para sempre, e habitará com Jesus por toda eternidade. Não haverá mais motivos para rasgar as vestes, pois, não haverá mais tristeza, dor, humilhação. Com ele, teremos novas vestes, nova vida e alegre perene em sua presença.

Leave A Reply

Your email address will not be published.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. AcceptRead More