Comportemo-nos com decência, como quem age à luz do dia, não em orgias e bebedeiras, não em imoralidade sexual e depravação, não em desavença e inveja.  Pelo contrário, revistam-se do Senhor Jesus Cristo, e não fiquem premeditando como satisfazer os desejos da carne. 

Romanos 13:13-14

O ressentimento mata o insensato, e a inveja destrói o tolo. 

Jó 5:2

Houve tempo em que nós também éramos insensatos e desobedientes, vivíamos enganados e escravizados por toda espécie de paixões e prazeres. Vivíamos na maldade e na inveja, sendo detestáveis e odiando-nos uns aos outros.  Mas quando se manifestaram a bondade e o amor pelos homens da parte de Deus, nosso Salvador,  não por causa de atos de justiça por nós praticados, mas devido à sua misericórdia, ele nos salvou pelo lavar regenerador e renovador do Espírito Santo,  que ele derramou sobre nós generosamente, por meio de Jesus Cristo, nosso Salvador. 

Tito 3:3-6

O rancor é cruel e a fúria é destrutiva, mas quem consegue suportar a inveja? 

Provérbios 27:4

Pois onde há inveja e ambição egoísta, aí há confusão e toda espécie de males. 

Tiago 3:16

Livrem-se, pois, de toda maldade e de todo engano, hipocrisia, inveja e toda espécie de maledicência. 

1ª Pedro 2:1

O coração em paz dá vida ao corpo, mas a inveja apodrece os ossos. 

Provérbios 14:30

Ora, as obras da carne são manifestas: imoralidade sexual, impureza e libertinagem;  idolatria e feitiçaria; ódio, discórdia, ciúmes, ira, egoísmo, dissensões, facções  e inveja; embriaguez, orgias e coisas semelhantes. Eu os advirto, como antes já os adverti, que os que praticam essas coisas não herdarão o Reino de Deus. 

Gálatas 5:19-21

Não sejamos presunçosos, provocando uns aos outros e tendo inveja uns dos outros. 

Gálatas 5:26

Quando o meu coração estava amargurado e no íntimo eu sentia inveja,  agi como insensato e ignorante; minha atitude para contigo era a de um animal irracional. 

Salmos 73:21-22

Não se aborreça por causa dos maus, nem tenha inveja dos ímpios,  pois não há futuro para o mau, e a lâmpada dos ímpios se apagará. 

Provérbios 24:19-20

"Não cobiçarás a casa do teu próximo. Não cobiçarás a mulher do teu próximo, nem seus servos ou servas, nem seu boi ou jumento, nem coisa alguma que lhe pertença". 

Êxodo 20:17

Não se aborreça por causa dos homens maus e não tenha inveja dos perversos;  pois como o capim logo secarão, como a relva verde logo murcharão.  Confie no Senhor e faça o bem; assim você habitará na terra e desfrutará segurança. 

Salmos 37:1-3

Pois do interior do coração dos homens vêm os maus pensamentos, as imoralidades sexuais, os roubos, os homicídios, os adultérios,  as cobiças, as maldades, o engano, a devassidão, a inveja, a calúnia, a arrogância e a insensatez.  Todos esses males vêm de dentro e tornam o homem ‘impuro’ ". 

Marcos 7:21-23

O amor é paciente, o amor é bondoso. Não inveja, não se vangloria, não se orgulha. 

1ª Coríntios 13:4

Não tenha inveja de quem é violento nem adote nenhum dos seus procedimentos,  pois o Senhor detesta o perverso, mas o justo é seu grande amigo. 

Provérbios 3:31-32