Vida Eterna existe? Como ter?

V

A Vida Eterna existe?

Sim! Cremos nisso pois lemos na Bíblia. Jesus promete vida eterna para aqueles que creem em seu nome. A razão de Jesus vir ao mundo foi salvar e resgatar o perdido (Lc 19.10; Jo 3.16-17).

Em especial, ao longo do Evangelho de João lemos muitas coisas que Jesus disse sobre a salvação. De fato, a Vida Eterna é um dos temas predominantes nesse evangelho. Sendo que não seria incorreto resumir a missão de Jesus e o tema do Evangelho de João em termos de Vida Eterna.

Vejamos a seguir um pouco mais sobre Vida Eterna.

Como ter a Vida Eterna?

Em João 17.3, Jesus diz:

Esta é a vida eterna: que te conheçam, o único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste.
João 17:3

Veja alguns aspectos interessantes que Jesus nos ensina,

  • Jesus não está afirmando que conhecer a Deus precede a vida eterna, tampouco que isso é necessário para obtê-la. Mas, conhecer a Deus é a Vida Eterna. Os que conhecem a Deus no tempo presente têm com ele uma comunhão incorruptível que a morte não pode romper nem impedir.
  • A vida eterna é algo que se tem no presente. O mesmo aspecto é lido em Jo 3.15, quando Jesus diz “todo o que nele crer tenha a vida eterna.” Ao se referir à vida eterna, Jesus emprega verbos no presente, como “te conheçam e tenham”, apontando que ela é uma dádiva para hoje.
  • A vida eterna é obtida pelo conhecer. Mas é muito mais do que conhecimento intelectual. Ela se manifesta na vida daquele que conhece e reconhece que Jesus é o Filho de Deus. Esse conhecimento significa receber crendo com alegria e prazer na soberania, no amor e na íntima comunhão com Deus e seu Filho Jesus.
  • Esse conhecer é mais do que saber algo, conhecer significa relacionar-se com Deus.
  • Esse conhecimento deve nos levar a crer em Jesus, a arrepender-nos, confessar os nossos pecados e dia a dia vivermos a nova vida com Cristo. (Jo 3.15-18)
  • É importante que saibamos que Vida Eterna é algo dado pela graça de Deus aos pecadores que creem em Jesus. (Ef 2.1) Não a conquistamos pelos nossos méritos. Pois, quando reconhecemos nossos pecados, e nossa podridão, a mensagem do evangelho diz que só Jesus pode nos salvar, e só nele encontramos a vida (Ef 2.4-5; Rm 6.23).

É necessário Nascer de Novo:

Biblicamente, para ter a vida eterna é necessário nascer de novo (Jo 3.3), Jesus diz isso a Nicodemos. Isso não significa nascer mais uma vez da barriga da mãe. No entanto, nascer de novo significa nascer da água e do Espírito.

Sendo assim, uma pessoa só pode conhecer o Reino de Deus e ter vida eterna se for tocada pelo Espírito Santo. Ou seja, o Espírito precisa tocar o coração, implantando nela a vida que vem de cima, que tem sua origem no céu. Essa ação gera uma mudança radical, como alguém que é trazido da morte para a verdadeira vida (Jo 5.24-26). Dessa forma, a ação de Deus vem antes de qualquer desejo nosso de conhecê-lo. É ele que nos atrai para transformar nossa vida (Jo 6.37).

Portanto, a menos que haja esse novo nascimento, a pessoa não pode ver o Reino de Deus, tampouco experimentar, participar, ou possuir a vida eterna.(Jo 3.5)

É importante lembrar que ao longo dos evangelhos, os termos Vida Eterna e Reino de Deus tem significado muito próximo, quase equivalentes.

Vida eterna na terra?

Vida eterna, em grego no Novo Testamento, significa literalmente “vida da era”. Mas, em escritos do Antigo Testamento, vida eterna tinha o sentido de “vida da era vindoura”, como em Dn 12.2. O conceito judaico dessa era vindoura reflete a vida que os justos herdarão com Deus.

No Evangelho de João, esse conceito de era vindoura indica a vida sob a vem-aventurança que o crente participa pela fé em Jesus. Essa vida é aquela que vem do próprio Deus, portanto, o cristão vive na dependência do Pai Celestial. Contudo, perceba essa não é uma realidade para ser experimentada apenas após a morte e ressurreição dos nossos corpos.

Em João, a vida eterna é algo para hoje e agora! Essa vida é dada por Jesus hoje, quando através dele conhecemos o Pai e temos comunhão com ele. Assim, vida eterna é também a apropriação pela fé de realidades não vistas, embora presentes, que dão forma à vida do crente nesse mundo e se tornarão plenamente realizadas no mundo vindouro.

Portanto, a partir do momento em que nasce de novo, o cristão experimenta as bênçãos do céu em sua vida. Contudo, essas experiências serão plenas e livres de sofrimento e limitações apenas quando estivermos no Novo Céu e na Nova Terra.

Como será a Vida Eterna?

Em Ap 21 nos é contado um pouco de como será a vida eterna. Aqueles que têm seu livro escrito no livro da vida do Cordeiro entrarão na cidade Santa (Ap 21.27). Nada de impuro, perverso, pecaminoso terá espaço ali. Todo choro, tristeza e dor serão aniquilados. As lágrimas cessarão, pois, o próprio Deus enxugará os olhos daqueles que sofrem. (Ap 21.4)

A vida eterna será vivida em Novos Céus e uma Nova Terra. A Nova Jerusalém descerá do Céu, e a habitação de Deus estará no meio das pessoas. O próprio Deus pastoreará as nações. (Ap 21.2,3) A Cidade Santa será especialmente preparada por Deus. Lindíssima, como feita de ouro puro, pedras preciosas e pérolas. Mas o seu brilho virá da glória de Deus! (Ap 21.11)

No centro da cidade está o trono de Deus e do Cordeiro. Dos pés do trono flui o rio da água da vida, na rua central da cidade, e ali também está a árvore da vida que dá doze colheitas por ano, uma a cada mês.

A cidade não precisará de sol, nem lua, pois a glória de Deus a ilumina e o Cordeiro é sua candeia (Ap 21.23). As nações andarão em sua luz. Pois, veja, que a promessa da vida eterna é andar sob a luz de Deus para todo sempre.

Todas essas maravilhas durarão eternamente!

Reflexão sobre a Vida Eterna

Aqueles que conhecem a Jesus já andam sob a luz de Deus. Mas, em meio a esse mundo de sofrimento e pecado, muitas vezes tropeçamos. Embora experimentemos aspectos da vida eterna hoje, ela será plena quando se concretizar a promessa da volta de Cristo.

Essa é a esperança e alegria do discípulo de Jesus. A esperança da vida eterna nos motiva a viver nesse mundo de maneira que glorifique ao nosso Deus.

Andamos com os pés nesse mundo, mas nosso coração e mente estão no céu.

 

Add comment